[GTER] segurança de acesso fisico na rede

Wagner Elias wagner.elias at gmail.com
Mon Jun 15 23:05:50 -03 2009

Alexandre,

com a adoção do 802.1x você teria um controle de acesso a rede,
incluindo a conexão "física", pois uma máquina conectada, mesmo com
MAC Address Spoofado de uma máquina autorizada, não conseguiria se
autenticar na rede e ter conectividade com os outros ativos de rede.

Se você necessita de mais controles, estude as soluções de "Policies
Checking" como NAC[1] e NAP[2]. Uma opção open source para implementar
policie checking é o PacketFence[3].

1 - http://www.cisco.com/en/US/netsol/ns466/networking_solutions_package.html
2 - http://technet.microsoft.com/en-us/network/bb545879.aspx
3 - http://www.packetfence.org/en/home.html

Abs.
--
Wagner Elias - OWASP Leader Project Brazil
Twitter: www.twitter.com/welias