[GTER] RES: BGP Diferentes localidades

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Jun 15 20:43:49 -03 2009

On Mon, 15 Jun 2009, Renato Frederick wrote:

> Entao Danton, acontece que eles não comunicam entre si não.

então dê um jeito de comunicar, p.ex. túnel. se eles não formam um todo
conexo não deveriam ficar no mesmo AS. Pela definição da RFC1930:

       An AS is a connected group of one or more IP prefixes run by one
       or more network operators which has a SINGLE and CLEARLY DEFINED
       routing policy.

Viu a palavra 'connected'? As políticas de que fala essa RFC dizem
respeito ao tráfego entre ASs e não entre roteadores. Os anúncios são
entre ASs e não só entre roteadores. A política tem que ser a mesma em
todos os pontos onde dois ASs trocam figurinhas. Porisso o que você quer
fazer está violando a RFC 1930, também conhecida como BCP 6.

> A realidade é esta, a outra localidade é bem menor e um /24 atende. Não
> justifica solicitar um AS para lá, mas também ela não tem conexão com o
> ponto principal.

se você quer anunciar esse /24 (note que sou contra isso!) e ele não é
conexo com os outros blocos, o mais razoável é ter outro número de AS.
pois se você tem políticas diferentes nos dois pontos, de acordo com a BCP
6 tem que ter sistemas autônomos diferentes.

> Na verdade nem interessa ter conexão com o ponto principal, seria
> interessante usar lá como redundância física, mas é inviável montar um
> link entre os 2

e um link virtual? isso não custa nada.

> Mas e se for o mesmo provedor tanto lá quanto aqui? Tecnicamente, dentro
> do backbone deles, eles saberiam direcionar a requisição para aquele IP
> a partir da outra sessão BGP? Eu creio que sim, mas daí que surgiu minha
> dúvida!

se for o mesmo provedor ele pode se achar no direito - e estará certo em
fazer isso - em rotear qualquer dos seus blocos por qualquer dos seus
roteadores, uma vez que sendo do mesmo sistema autônomo, pela definição da
BCP 6, por hipótese eles saberão se virar para passar o pacote de um para
o outro lado. Note que uma rota BGP é uma lista da ASs, não um prefixo +
um IP de destino.