[GTER] excesso de /24's e blocos menores anunciados

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Jun 12 10:29:32 -03 2009

Caros,

recebo tabela de rotas parcial (basicamente brasil) com cinco mil e
cacetada rotas. fiz esta pequena brincadeira com meu roteador
(linux+quagga):

# for ((i=1; i<33; i++))
> do
> printf '%2d : ' $i
> /sbin/ip route show | fgrep zebra | fgrep /$i' ' | wc -l
> done

que basicamente conta quantas rotas existem para cada tamanho de prefixo,
e obtive isto:

  1 : 0
  2 : 0
  3 : 0
  4 : 0
  5 : 0
  6 : 0
  7 : 0
  8 : 0
  9 : 0
10 : 0
11 : 0
12 : 0
13 : 0
14 : 4
15 : 28
25 : 7
26 : 16
27 : 1
28 : 1
29 : 95
30 : 6
31 : 1
32 : 0

porque diabos há tantos anúncios de /24s quando o tamanho mínimo de bloco
alocado é /20? e mais ainda me surpreendeu a quantidade de prefixos mais
longos. há até um /31, que leva jeito de ser uma interface serial.

mais chocante ainda é que vários dos /24 são contíguos, do mesmo sistema
autônomo, entrando pelo mesmíssimo lugar, conferido com traceroute, isto
é, poderia empacotar tudo sem qualquer problema. onde é que essa gente
aprendeu a configurar BGP-4, no banheiro?

indignado,
Danton.