[GTER] roteador de borda

Bruno at openline.com.br Bruno at openline.com.br
Sun Jun 7 07:44:17 -03 2009

Olá

--- Marconi Pereira <marconipp at hotmail.com> escreveu:
> O JunOS não tem similaridade de conceitos com o IOS?

O "show run" do JunOS parece com "C". O vyatta e o openbgp também parecem um
pouco com o JunOS. Já o quagga parece mais com o IOS

> Quem administra um Cisco não é capaz de fazer o mesmo no Juniper? Achei que
os CLIs fossem bastante similares...

Tem uma curva de aprendizado em qq sistema novo. O problema é que o custo de
um curso de JunOS é muito, mais muito superior que o equivalente do IOS (me
cobraram US$5k na época que cotamos a série J)

> Esse 7200 é uma geladeira? Quantas u's no rack?

não é muito grande, pesquise no ML pra ver fotos

> O mikrotik q você cita é um apliance?

Mikrotik RouterOS é um software baseado em linux, com CLI própria assim como
interface gráfica (winbox, mas roda no wine tb), que roda em x86 ou em placas
Routerboard (MIPS e PowerPC)

A RB1000 é um appliance. Veja mais em www.routerboard.com

> posso rodar tanto como apliance quanto colocar uma placa num server?

Pode instalar no server (é um S.O.)

> O que realmente me preocupa é a complexidade do equipo. Não adianta
economizar no mikrotik e tomar ferro em consultoria e suporte...[]sM.

O curso de Mikrotik do Maia da www.mikrotikbrasil.com.br é barato e de boa
qualidade, mas só arranha a parte mais avançada. Mesmo assim vale a pena nem
que seja só para conhecer o sistema.

[]s, !3runo Cabral