[GTER] RES: roteador de borda

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Sat Jun 6 17:09:19 -03 2009

On Sat 06 Jun 2009 16:52:16 Rubens Kuhl wrote:
> Possivelmente uma reestruturação com endereçamento agregado e PCQ
> melhorasse a performance, com qualquer hardware suportado pelo MT.

Os problemas que tive com queues no routerOS foram relacionados à
processamento e I/O (refiro-me às routerboards deles especificamente, tanto com
mipsbe, mipsle e algumas x86). Sempre resolvi trocando por x86 (PC comum), em
routerboard, assim como o Gustavo disse, com muitas regras (e se quiser pegar
pesado, além das queues, com muitas de firewall, conntrack, etc, abre o bico em
qualquer routerboard que testei). Mesmo em x86 com PC comum há ainda a
limitação de uso de RAM, se não me engano não usa mais que 1 ou 2 GB em x86
comum (a RB1000 parece que consegue usar mais, em x86 genérico não descobri
como fazer isso ainda).

Aqui costumo usar o routerOS em MB's Intel (tem dado certo).

--
Herbert