[GTER] Telebrás e um Projeto mais Nacional

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Tue Jul 21 11:59:27 -03 2009

Danton,

> que restrição? se restrições há, são por causa de preços. Se você quer
> saber o que são restrições pegue uma máquina do tempo e volte para os
> anos 80, época em que a própria telebrás punha areia na então nascente
> internet brasileira, porque o futuro deveria ser ISO/OSI. Arrrgghhhhh!

Tente comprar fibra apagada ou lambda em algumas regioes do pais, pra vc
ver se vc consegue. A nao ser que seja dono ou apadrinhado dentro das
operadoras. Nem vender a UNICA operadora que chega numa determinada
regiao te vende. Ela nao passa nem orcamento. So vende ate 100 Mbps,
pois nao investiu o suficiente. Nao sei onde isso e avanco, pra situacao
atual em que vivemos cuja necessidade de banda e crescente.

Aqui na minha regiao, infelizmente ainda pagamos um preco medio de R$
1.000,00 o mega. E o governo ainda paga R$ 750,00 o mega. Como nao tem
alternativa e nao conseguimos comprar fibra apagada pra estimular a
competitivdade (um PTT-R por exemplo) ... nos vamos continuar pagando o
mesmo valor por anos.

> se elas quiserem sair por aí fazendo buraco e passando as próprias
> fibras, podem, é só conseguir uma licença da anatel e fazer as parcerias
> necessárias, mas posso garantir que sairá muito mais caro que alugar
> infra já existente.

Voce infelizmente nao esta com a razao. Fizemos alguns estudos bastante
complexos que dizem que isso nao e verdade, pelo menos pra nossa regiao
em especial. O investimento se paga num bom prazo e e muito sustentavel
ao longo de anos A economia e absurda e o limite de banda infinito. Se
tivessemos a concessao de "FAZER O BURACO", com certeza ficaria mais
barato. Mas nesse caso, a concessao de "FAZER O BURACO" depende de uma
empresa privada que pode ser uma concessionaria ou uma tele.

O que nao e errado, pois eles receberam essa concessao dessa forma. O
problema foi o governo ter passado a "CONCESSAO DE FAZER O BURACO" pra
empresa privada, sem pedir nada em troca. Nem um par de fibra por cidade
ao longo do caminho o "Burro" pediu. Simplesmente passou a concessao e boa.

> aí, se decidir fazer vai ter que fazer licitação pela lei 8666, vai
> ganhar um picareta (porque essas concorrências quase sempre são vencidas
> pelo menor preço e a lei foi concebida especialmente para proteger o
> picareta) que não vai entregar o serviço, aí a coisa vai para a justiça
> e fica enrolando... eu já vi esse filme várias vezes.

Ninguem disse que as leis nao precisarao ser mudadas pra que o modelo mude.

> esse papo de 100% nacional é uma tremenda besteira. João Goulart e
> Brizola já morreram! e o que adianta a, sei lá, REDEBRÁS, ser 100%
> nacional se vai operar com equipamentos Cisco, Nortel e Alcatel?

100% nacional ... me desculpe errei ... fibra com concessao 100% de uso
livre (FREE DE GRACA) para projetos do governo, da RNP, das
universidades, sem custos e subsidiada e mantida pelas operadoras com
alto SLA.  Afinal, elas receberam muita terra pra "ABRIR BURACO".

Citar Joao Goulart foi otimo. O bixo ate revirou no caixao. Podemos usar
inclusive ... somente componentes da DATACOM e da PADTEC. Nao precisamos
comprar nada de fora. Tem tudo aqui. Pra que CISCO, Alcatel, Juiper ?
Quem disse a voce que precisamos deles ?

Vc acha a PADTEC uma empresa ruim ? Os produtos deles nao sao bons ?

> Ou você quer também ressuscitar a reserva de mercado de informática, que atrasou
> este país em uns vinte anos, não só na informática mas em várias
> tecnologias que dela dependem de uma forma ou de outra (p.ex. injeções
> eletrônicas não entraram no brasil por muito tempo porque continham
> computadores embarcados porisso estavam sujeitas à porcaria da reserva e
> nem Bosch ou Magneti Marelli estavam dispostas a dar de bandeja suas
> tecnologias para os picaretas nacionais de plantão. queimamos muito
> combustível e produzimos poluição à toa por conta disso)

De forma alguma.

De novo ... porque erraram no passado ... nao significa que vao errar
sempre ou de novo.

> [...]
> operadora que consegue te prover o serviço porta-a-porta. essa falta de
> acesso na última milha matou a eletronet. quem quiser ressuscitá-la, o
> que sou totalmente a favor já que a fibra já está lá e deve ser usada,
> tem que resolver esse problema de última milha, estabelecendo pontos de
> acesso em centros urbanos. mas se você olhar para o mapa da eletronet, é
> o mesmo tratado de tordesilhas que era o mapa da primeira encarnação da
> RNP, isto é, o grosso da rede está a leste do meridiano das tordesilhas.
> então não é isto que vai resolver o problema de rio branco.

Ehhhehehehehehehe. Os seu exemplos sao muito bons. Eu concordo com isso.

Mas ... nao e pq o projeto da Eletronet errou, que outros projetos mais
atuais irao errar. Vc nao acredita mesmo no pais, nao e ? Nao teremos
chance nenhuma a longo prazo entao. Talvez fosse interessante TENTAR
acreditar mais no pais ou nas pessoas. Nos infelizmente nao temos saida.

Vamos entao ficar do jeito que esta ... nas maos das excelentes
operadoras que temos, com otimos precos, otimos niveis de
competitividade e absurdamente bom atendimento em todos os niveis: L1,
L2, L3 e L4. Nao vamos fazer nada. O governo e um lixo e nao presta pra
nada. Vamos deixar assim mesmo e vamos levando a vida.

Alias ... essa questao de concurso publico e otima tambem. Ja trabalhei
em um lugar publico e posso garantir que foi o lugar que eu mais me
dediquei e que mais aprendi na minha vida. E o orgao que eu trabalhei
foi e ainda é extremamente eficiente no que faz. Tem gente mais
capacitada la dentro do que em muita operadora por ai ... do Brasil e do
exterior.

> uma coisa eu concordo com você, seria muito bom se os modelos de
> negócios de telecomunicações seguissem o próprio modelo de camadas, com
> uma cláusula que vedasse quem tem concessão em uma camada pudesse
> disputar em outras. mas isso no brasil, onde uma telefônica da vida tem
> a rede física, o speedy e o terra? sei...

  Sim. Vc tem razao. Eles poderiam mexer nisso.

> de que iniciativa privada? quem tem expertise no assunto são as teles,
> estas tem suas próprias redes e não precisam ser concorrentes de si
> mesmas. fora delas quem está a fim de se arriscar em um negócio que,
> como mostrou a eletronet, pode ir pro vinagre fácilmente e que o
> investidor não conhece? o Daniel Dantas? não, esse já está em uma tele.

Sim. Estou falando das Teles.

Se as leis e as concessoes nao fosse feitas por uns JACUS DO TIPO
PITOMBA do governo ... quando as concessoes de "FAZER BURACO" fossem
passadas para as tao eficientes Teles que temos ... deveriam ter exigido
por exemplo: uma par de fibras, um duto, um lambda, sei la. So nao
deveria ter feito o que fizeram.

Olha ... a gente vai dar pra voces a concessao de "FAZER BURACO" ... e
voces vc nos forncer fibra ou banda de graca pra atender as cidades ao
longo dessa rodovia ou dessa fronteira com a Bolivia, considerando pelo
menos: escolas, universidades, prefeituras e centros de processamento
municipais.

> candidatos naturais podem ser os operadores de estradas de rodagem e
> malha ferroviária, para quem o custo de passagem de fibras é irrisório,
> mas de novo temos o efeito do tratado de tordesilhas, o grosso da malha
> está a leste do maldito meridiano, de modo que rio branco ficou de fora
> de novo. Bem, a gente poderia devolver o Acre para a Bolívia, resolvia
> uma parte do problema ;-)

ehehehehehehehehehe.

> muito pior ficar na mão de políticos. depois que tivermos agências
> CNPQs, etc REALMENTE independentes e de alguma forma imunes à
> instrumentalização partidária, voltamos a conversar.

Ah, mas calma, ninguem ta falando em passar a administracao completa pro
governo. Nos estamos falando em algo como:

- (GOVERNO) Olha senhora operadora mae suprema, eu vou te deixar "FAZER
BURACO" e passar fibra aqui na minha rodovia (feita com dinheiro publico
do povo e pertencente ao estado brasileiro), mas eu quero ter a
possibilidade futura de usar DE GRACA uns 10 pares de fibra (e vc vai
cuidar da fibra pra mim de graca tambem), se vc passar 100 pares daqui
ate o ACRE ou ate a Bolivia. Eu so vou comprar os equipamentos pra
acender a fibra a gas e vc vai hospeda-los pra mim dentro do seu
datacenter, cuidando direitinho deles ... e de graca. Nos vamos colocar
tudo isso num contrato de concessao de 100 anos. Tudo bem ?

- (OPERADORA) Ah nao ... eu quero vender banda pra voces depois ... e
quero vender caro ... a um preco absuro. R$ 10.000,00 por megabit
trafegado. Eu nao quero que ninguem tenha poder de fibra nesse pais.

- (GOVERNO) Ah ... entao a senhora nao vai poder passar fibra n minha
rodovia. ... mas ... o governo infelizmente nao e assim. Ele deve ter
pensado ... a tai ... vou fazer isso. Depois eu negocio e vou pagar
super barato por um servico de primeira. Ai ele acordou.

Enfim ... vamos acompanhar a questao da Telebras.

Att,

Giuliano