[GTER] setup vlan

Alexandre J. Correa - Onda Internet alexandre at onda.psi.br
Sun Jul 19 04:03:59 -03 2009

Caros,

Estou fazendo algumas mudanças internas aplicando vlan (dot1q), gostaria
de saber:

router -: fast ethernet 0/0 ip 189.x.x.1 255.255.255.0
se eu passar o ip 189.x.x.1 para uma interface vlan.. e os outros
(servidores, gateways, etc etc) que usam o .1 como gateway... qual setup
faço para permitir que inicialmente nao tenho necessidade de setar vlan
nos dispositivos conectados a fast ethernet 0/0 ?

precisava fazer isto em paralelo para que a comunicação continue.. e
gradativamente irei migrando os servidores 1 a 1 para as vlans definidas...

fiz teste em laboratorio aqui, deixando o ip na fast ethernet 0/0 e
quando crio uma interface vlan .. na 0/0 .. por exem 0/0.5 .. e seto o
encapsulamento para "dot1q 5", a comunicação para...

obrigado !

--
Sds.

Alexandre Jeronimo Correa