[GTER] MSTP x OSPF na LAN

Leonardo Souza nomeiodabalada at yahoo.com.br
Sat Jul 18 15:18:57 -03 2009

> A minha pergunta era, se temos switch de borda suportando
> L3 estático e até mesmo OSPF, por que continuar utilizando
> estes protocolos de camada 2 para estes objetivos?

Boa pergunta.
Vai depender dos serviços que vocês vai oferecer através dessa infra-estrutura.
Porém se você quer ter flexibilidade na configuração do balanceamento (diferentes load-shares para cada túnel por exemplo) e redundância com convergência rápida, utilize MPLS-TE + FRR.
E logicamente OSPF ou IS-IS como seu IGP.
Em cima dessa estrutura você pode ter VPNs MPLS L2 (baseado em BGP ou LDP dependendo do fabricante) e L3.

Att,

Leonardo Gama.