[GTER] MSTP x OSPF na LAN

Shine eshine at gmail.com
Wed Jul 15 21:33:28 -03 2009

Edson,

Eu não entendi muito bem esse cenário. Ainda não está claro se estamos
falando em balanceamento, contingência, redundâcia ou tudo isso junto.

> Era neste ponto que queria chegar.
> "maior versatilidade e estabilidade"
Tudo tem seus pontos fortes e fracos, Não existe uma versão ideal em
todos os aspectos.

> Na experiência de vocês quando se quer alcançar redundância, rápida convergência e com estabilidade, qual dos protocolos
> adotar?
> - L2 --> STP este eu descartaria por que mantém um dos uplinks em blocking
> - MSTP --> para distribuir o tráfegos de Vlans
Aqui vai depender da complexidade e dinâmica da sua rede LAN. MSTP tbm
faz blocking, muda o fato que ele faz blocking por grupos.
Digamos que vc achou uma configuração onde consegue balancear as VLANs
com um tráfego razoavelmente balanceado. Mesmo assim, isso é manual,
sujeito a ter novos root bridges, alterações na árvore. As redes em
grande parte não ficam estáticas, elas mudam com o tempo de acordo com
novas necessidades.
IMHO, não acho que é a melhor forma de fazer balanceamento. Ajustes
que sejam muito manuais não casam muito bem com crescimento e
operações diárias da rede.

> - VRRP --> redudância de gateway
Bem, também não faz balanceamento. Em se falando de redundância,
sempre pode haver pontos únicos de falha que devem ser verificados.
Claro que é válido para redundância do equipamento roteador, claro.

> - L3 estático ou OSPF
Para balancear, só ECMP. Senão vira contingência. E qdo vc fala em
manuasear as métricas do roteamento, entramos novamente na questão da
dinâmica da rede.
Se falamos de um hop somente, nem faz sentido usar OSPF pra isso.
Links agregados (etherchannel, roteamento estático distribuído,
multiplex) fazem isso com menor esforço e complexidade.

> A pergunta é pertinente, porque dependendo do fabricante, temos um histórico de problemas usando-se
> estes protocolos de camada 2 na LAN.
É... nem precisa ser de um ou outro fabricante... loops de LAN em
geral são fatais... :P

sds,
Edgar