[GTER] RES: Iran

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Jul 3 12:31:25 -03 2009

Julio Arruda wrote:
> Em ao menos um pais do Caribe, onde a alguns anos tiveram uns atentados
> a bomba, a rede SS7 dos celulares deu umas 'quedas'..
>
> O problema foi relacionado com a quantidade de pessoas ligando ao mesmo
> tempo, da capital, de uma regiao especifica.
>
> Redes SS7, no meu parco conhecimento, apesar de muito robustas, sao
> muito 'estaticas', e se nao forem dimensionadas para tratar estes
> 'eventos anormais', nao seguram o rojao.

Uma rede SS7 não deveria ficar instável nunca, e simplesmente "dar
ocupado" para novas chamadas nos momentos em que a demanda exceder a
capacidade.

Mas isso só pode ocorrer se não lotarem os canais de sinalização mesmo
no pior caso... só que até onde sei, não dimensionaram esses canais para
aguentar 100% de chamadas com caller-id, etc.

O SMS não passa pelo SS7 até onde sei.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.