[GTER] Problema para ativar BGP com a Telefonica

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Jan 30 01:00:59 -02 2009

Se você puder simplificar a configuração de BGP, eles talvez possam te
deixar em Bauru mesmo. Por exemplo, uma configuração de BGP onde eles
só anunciam a rota default (ou rota default mais rotas do AS deles), e
você só anuncia o seu bloco, pode ser absorvida por um grande número
de equipamentos antigos. Se isso atender sua necessidade, por exemplo
se seu tráfego for principalmente entrante, basta eles quererem.

Outra opção é manter sua conexão com o roteador de Bauru apenas com um
/30 e uma rota estática para seu bloco de endereços (desde que com
keepalive PPP para derrubá-la), e fechar EBGP Multi-hop com o roteador
de Campinas. Você vai poder tomar decisões de roteamento baseadas na
tabela nacional ou global, mas uma vez que você escolheu mandar pela
Telefônica, o pacote pode seguir a rota default mesmo... no tráfego de
retorno, a rota estática distribuída no IGP (IBGP ou IS-IS) vai dar
conectividade ótima dentro da rede da Telefônica independente de
porque redes no mundo escolherem esse anúncio.

O que você precisa descobrir é se eles querem resolver sua demanda
apesar da menor capacidade do equipamento deles, ou adotar uma
política rígida de arquitetura... como incumbente eles tendem à esta
última. E isso só tem uma solução que é contratar duas novas
operadoras ao invés de uma.

Rubens