[GTER] RES: RES: Problema para ativar BGP com a CTBC

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Jan 26 20:29:06 -02 2009

Essa é uma decisão de produto de cada operadora; eu já vi operadoras
em cada um dos casos abaixo:
1) Só ativavam BGP para bandas acima de um certo patamar, o que
significava que para essa banda os preços já incluiam esse serviço, o
que se reflete num menor ganho de escala; o custo por Mbps poderia ser
menor, ele cai mas cai menos.
2) Impunham tanta dificuldade à ativação de BGP que a pequena
quantidade de sobreviventes não era significativa nos custos.
3) Ofereciam o serviço sem uma contra-partida de capacitação de
pessoal que abafava esses custos mas deixava os clientes na mão quando
eles tinham problemas.
4) Cobravam a mais por esse serviço.

O importante é a transparência da operadora em qual condição ela se
encaixa. O que me pareceu temerário da ação da operadora que deu
motivo à esta thread é se ela estiver usando a presença de BGP como
profiling, ou seja, se é BGP, é provedor; se é provedor, vai usar 100%
de capacidade todo o tempo e prejudicar os ganhos de escala por
sobreassinatura. Se há uma decisão de precificar em função de perfil,
isso precisa ser refletido nas duas ofertas: o não-provedor teria que
pagar menos condicionado a um fator de utilização (ex: duração de HMM
limitada a 2h), e o provedor teria que pagar mais e não ter tal
restrição de perfil.

Rubens