[GTER] usuário do 3G da Claro

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Jan 26 09:58:10 -02 2009

Alo Nelson,

On Mon, Jan 26, 2009 at 09:27:22AM -0200, Nelson Murilo wrote:
> A experiencia que tenho (que atualmente esta limitada uma unica
> operadora) e´ distinta dessa que voce descreve.

Se incomoda de  dizer qual a operadora? E, se possivel, de rodar
os "pings" e mandar os resultados? Desde ja' obrigado.

> Tenho usado pra navegacao, ssh, voip (skype e baseados em sip),

Ssh, na minha opiniao, e' "barely usable"... mas, forcando a barra,
ate' vai. Agora, skype e SIP... impressionante. Mesmo com baixo jitter
(possivel pois os pacotes de RTP sao tipicamente bem pequenos) voce teria
de ter uma latencia muito baixa (que definitivamente nao e' o que temos
visto) para nao ter um super "efeito de satelite" nas conversas (aquele
onde a toda hora os dois comecam a falar ao mesmo tempo porque acham
que a outra parte terminou de falar).

> vpn (openvpn, ipsec e pptp)

Voce usa PPTP? :-) Trata-se de um sujeito extremamente corajoso ;-)

Falando serio, VPN vai depender do que voce vai trafegar
dentro dela, certo? Acessar uma intranet via WWW seria (mais)
tranquilo, usar um terminal server ou VNC ficaria bem ruim,
ao menos com a latencia e jitter que temos visto.

> em varias partes do pais e nao tenho encontrado grandes
> problemas (a nao ser um delay alto em conferencias no skype, mas
> que podem ser contornadas usando um celular ao inves de um pc, por
> exemplo).
>
> Existem momentos de instabilidade, que ja foram mais frequentes no inicio.
> Pelo menos na minha experiencia pessoal o servico atente adequadamente
> ao que se propoe a ser.

Nelson, obrigado pelas informacoes. Se puder mandar o resultado dos
pings e o nome da operadora, fico mais agradecido ainda. Se nao puder
mandar para a lista, mande direto para o meu email.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)