[GTER] Roteador no seu limite de uso?

bruno at Openline.com.br bruno at Openline.com.br
Wed Jan 21 17:16:05 -02 2009

Olá

--- Renato de Oliveira Diogo <renato.diogo at gmail.com> escreveu:
> Em relação ao BGP mesmo parcial, tendo somente uma saída,
> começa por termos blocos de IP próprios,

Não estava criticando só ter uma operadora, apenas apontei
que não há diferenca entre full ou partial com apenas uma
operadora

> ou coisa que escolhemos é a não dependencia da operadora,
> isso nos daria uma flexibilidade melhor. Além do que temos
> ideia (a curto prazo) de uma segunda operadora.

Ou ligar-se a um PTT (que foi o motivo que me levou ao
bloco próprio)

> Em relação à RB1000, pelo que vi sai por uns R$3000 a R$32500,

32 mil e 500? puxaaaaa essa tá caraaaaaa ;^)

> uma máquina descente (vamos dizer assim) vai sair o mesmo preço
> eu creio se nao um pouco mais caro.

O pessoal aqui tem comprado por menos de R$2800 em SP, com
nota fiscal (não sei o fornecedor mas posso perguntar se
alguém quiser, neste caso me questione em privado). O
problema foi o aumento do dólar que encareceu a bichinha...

> mas em relação ao simple queue, o traffic shapping, até o
> momento levei uma lavada do cbq ou htb. O traffic shapping
> no linux vc faz com o q?

para clientes com pouca banda uso o script do cbq[1]
para clientes com muita banda uso o script do htb[2]

o cbq.init é bem mais simples de configurar que o htb.init...

[]s, !3runo Cabral

[1] http://freshmeat.net/projects/cbq.init
[2] http://freshmeat.net/projects/htb.init