[GTER] Consultar ASN por Nome/Descrição

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Fri Feb 27 14:56:48 -03 2009

On Fri, Feb 27, 2009 at 1:39 PM, Eduardo Meyer <dudu.meyer at gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Preciso entao fazer consulta por Descricao o AS Name, por exemplo, no
> cymru consigo por IP e ASN, digamos:
>
> %whois -h whois.cymru.com " -v 17.251.200.32"
> AS      | IP               | BGP Prefix          | CC | Registry |
> Allocated  | AS Name
> 714     | 17.251.200.32    | 17.251.0.0/16       | US | arin     |
> 1990-04-16 | APPLE-ENGINEERING - Apple Computer, Inc.
>
> Eu precisaria pelo campo "AS Name", por exemplo, buscar por "Apple Computer".
>
> Alguém sabe onde consigo uma ferramenta ou site capaz de me permitir isso?

Aloha,

Em uma máquina UNIX-like execute os seguintes comandos:

wget http://www.cidr-report.org/as2.0/aggr.html
html2text aggr.html > aggr.txt
fgrep -i apple aggr.txt

O resultado seria:

AS714         APPLE-ENGINEERING - Apple Computer, Inc.          94     51
AS10647       NACM - Nicholas Applegate                          2      0
AS14009       APPLESEEDS - Appleseed's                           1      0
AS20558       Applet Co.                                         4      0
AS31971       ACORN - AppleOne                                   1      0
AS33259       AV-101 - Apple Vacations                           1      0
AS40953       APPLECAREMEDICAL - AppleCare Medical Manageme      1      0
AS714        : APPLE-ENGINEERING - Apple Computer, Inc.
AS10647      : NACM - Nicholas Applegate
AS14009      : APPLESEEDS - Appleseed's
AS20558      : Applet Co.
AS31971      : ACORN - AppleOne
AS33259      : AV-101 - Apple Vacations
AS40953      : APPLECAREMEDICAL - AppleCare Medical Management, Inc.

NOTA:

1) Certifique-se de instalar o programa html2text no sistema através
do gerenciador de pacotes apropriado.
2) Caso o comando fgrep não seja reconhecido, o substitua por apenas
'grep' (sem aspas)

Não sei avaliar qual é a chance de um ASN existentenão estar listado
nesse arquivo. Eu suspeito que ela exiba apenas ASN ativos, gerando
tráfego. Outras pessoas mais experientes nesta lista poderão dar
explicações sobre isso e as convido a fazerem isso aqui publicamente.

Caso esta solução não sirva para seu caso, acione esta lista denovo
para que busquemos outras alternativas.

Atenciosamente,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)