[GTER] Conseguir ASN com bloco CIDR pequeno

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Feb 27 09:16:29 -03 2009

On Fri, 27 Feb 2009, Eduardo Schoedler wrote:

> Pessoal.
>
> Estou em processo de ASN aqui onde trabalho e já estou um pouco familiarizado
> com o procedimento.
>
> Porém, tenho um amigo que está em um projeto onde BGP seria altamente
> necessário sua utilização (para não dizer obrigatório), devido as normas de
> uma portaria.
> No entanto, o Registro.BR libera um bloco CIDR mínimo de /20, só que isso é
> muito!
> Além de ficar muito ip sobrando, teria um custo desnecessário.
> Nesse caso específico, não precisaria muito mais do que um /27.

se você deixar de usar NAT e colocar endereços válidos em cada PC da
organização, /27 não vai dar, /24 fica no talo ou mesmo não atende e um
/22 talvez fosse bom. Com uma margem para crescimento e subnetting, /20 tá
bom demais.

o critério de /20 é para não fragmentar demais a tabela de rotas. quanto
maior a tabela de rotas, pior, pois precisa mais memória, as decisões de
roteamento demoram mais, etc.

se você acha /20 de ipv4 muito, imagine então um bloco /32 de ipv6!

a tal "portaria" exige somente redundância no acesso ou realmente fala em
sistema autônomo e BGP? fiquei curioso com isso.

se for só redundância, melhor duplicar seu enlace ao provedor por dois
caminhos diferentes, ou usar dois provedores com aquelas gambiarras de DNS
e coisa e tal.

Danton