[GTER] Problemas com e-mail

renato martins renatobsd at gmail.com
Thu Feb 26 11:01:46 -03 2009


o smtp é do seu servidor ou da localweb ?

seu servidor encaminha para o smtp da locaweb ?

ou sai direto pelo seu link embratel ?


2009/2/26 GIULIANO (UOL) <giulianocm at uol.com.br>

> Pessoal,
>
> Bom dia,
>
> Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
>
> - Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
> - Link Embratel de 2 Mbps
> - IPs de Ligacao com Embratel /30
> - Range de IPs publicos externos
> - 65 micros
> - Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
>
> Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
>
> - Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna: 192.168.10.0/24.
>
> - O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da Embratel
> (/30) na interface de saida do firewall.
>
> Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente, mudou
> toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o DATACENTER da
> LOCAWEB numa infra de cloud computing.
>
> Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de e-mails via
> SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
>
> Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e tambem
> quanto a configuracao do MX.
>
> O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o link, e
> que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as conexoes na porta 25.
>
> Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos que ele
> nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente ficam parados na
> caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do cliente.
>
> O que poderia vir a ser esse problema ?  Nos ja tentamos mudar o IP de
> saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela Embratel ... mas o
> sistema funcionou por apenas 1 dia e depois parou novamente.
>
> Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ?  Por onde comecar ?
> Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
>
> Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao normalmente.
>
> Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de entrada
> do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
>
> Fico no aguardo,
>
> Obrigado,
>
> Giuliano
>
>
> --
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>



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