[GTER] Usando Vlans

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Feb 16 20:18:10 -03 2009

> Obrigado pelas informações, nesses casos Rubens como saberemos mesmo o
> funcionamento da private vlan de um equipamento? só comprando ele e
> testando?

O manual já pode dar uma idéia de se o produto tem chance de
funcionar... se tiver chance, peça uma unidade em demonstração e
teste, comprando só depois.

> Aqui no meu caso quero uma coisa até simples que a porta de 1 a 23 não
> conversem entre sí só com a porta 24 e a 24 com as portas de  1 a 23, ou até
> outro exemplo que da porta 1 a 20 não conversem entre sí e conversem com as
> portas de 21 a 24 e elas conversem também entre as portas 1 a 20.
> Não quero usar o recurso 802.1q nesse caso.

Para esse número de portas, os Edge-core 3526YA e o Linksys SRW 224 G4
devem atender (teste, teste, teste...), sendo que o 224 G4 tem como
vantagem poder mesclar 802.1q (mesmo que você não precise agora, pode
querer no futuro). Os Edge-core teriam a vantagem de ter interface
CLI, mas apesar de supostamente o 224G4 ser gerenciável apenas por
Web, há uma backdoor não documentada (chamada LCLI) que tem uma
interface muito similar à do IOS da Cisco.

Para números menores de portas há soluções mais baratas, como o
Netgear GS-108T (8 portas web-gerenciável), ou o Compex PS 2216 (16
portas, não gerenciável, apenas configurável). Aliás, 2 Compex PS 2216
encadeados dão mais portas por um custo bem menor que os outros
equipamentos, mas pense bastante antes de abdicar de gerência dos
equipamentos.

Rubens