[GTER] RES: RES: ip privado em PtP

Renato Frederick frederick at dahype.org
Mon Feb 16 19:46:12 -03 2009

Gustavo,

O ISP irá monitorar os enlaces PtP pela rede privada.

Na LAN do roteador do cliente é entregue um IP válido/30 ou uma rede /29,
por exemplo.

Mesmo que o cliente use internamente o mesmo IP da WAN do roteador,
ele(cliente) não precisa acessar a WAN em nenhum momento, no meu ponto de
vista, o acesso termina na LAN, dali para frente o ISP é responsável.

O que ficaria fora diferente neste cenário é que os filtros bogons por
exemplo teriam que ser refeitos para permitir que os IP´s privados
trafegassem na WAN.