[GTER] Múltiplos links sem AS

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Fri Feb 13 17:01:46 -02 2009

Rubens,
Desde que serviços críticos como BGP/MPLS L3VPN foram construídos tendo este
protocolo como um dos seus fundamentos, muito se tem trabalhado na melhoria
dos tempos de convergência do BGP.

Posso citar algumas das melhorias que foram introduzidas em equipamentos da
Cisco:
- BGP Next-Hop Tracking [1]: faz com que o BGP reaja a mudanças de next-hop
na ocorrência do evento (não espera exaustão de timers);
- BGP PIC [2]: desvincula o tempo de convergência do tamanho da tabela de
roteamento, permitindo tempos de convergência em menos de 1 segundo.
Disponível em plataformas maiores, como 7600, 12000 e CRS-1.

Outras melhorias foram também introduzidas para melhoria de tempos de
convergência de IGPs. Pode valer a pena uma apresentação específica na
próxima reunião do GTER.

Abs, Gustavo Albuquerque

[1]  http://www.sanog.org/resources/sanog6/razsuk-bgp-new-features.pdf
[2] http://www.nanog.org/mtg-0706/filsfils.html