[GTER] Múltiplos links sem AS

Juliano Primavesi - Cyberweb Networks juliano at cyberweb.com.br
Thu Feb 12 10:25:19 -02 2009

Mauricio e Hitch,

Voces podem centralizar tudo em um "roteador de borda", ou firewall que
vai concentrar todos os ips e roteá-los por iptables para uma rede
"interna", fazendo nat. O problema é que quando o link de uma operadora
cair, voce nao vai receber requisicoes naqules IPs, entao vai ter que
montar um script que:

1) altere o dns dos dominios que usam os ips da operadora que "caiu"
para uma operadora que esteja no ar

Quanto à saída dos pacotes, voce pode marcar os pacotes de entrada com
iptables (--mark) e de acordo com a marcação, fazer a saída de acordo
com a operadora por onde o pacote entrou. É um pouco complexo, mas não
vejo outra solução senão esta ou você entrar com pedido de ASN + CIDR.

Juliano