[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Juliano Primavesi - Cyberweb Networks juliano at cyberweb.com.br
Mon Feb 2 12:58:55 -02 2009


André,

Adiciona à discussão o fato de que cada Mb neste projeto custa 2 ou 3 
mil reais... 200 Kb sao 400 a 600 reais. Em 1 ano sao 2400 a 7200 
reais... tu nao ficaria indignado?

Juliano

Andre Uratsuka Manoel escreveu:
> Ola,
>
> 2009/2/2 Carlos Roberto Maciel Carneiro <carlos.roberto.maciel at gmail.com>:
>   
>> Quando você vai comprar o açucar você compra o saco plastico ou o açucar?
>> Não me importa que o saco plastico onde é embalado o açucar suporta 1Kg mas
>> tenho que desconsiderar 50gr porque para lacrar o espaço consumido limita a
>> quantidade de produto interno.
>>     
>
> Se é para fazer metáfora, pense no seguinte: se você contrata um
> caminhão para transportar objetos e esse caminhão tem x metros cúbicos
> de espaço, eles não estão agindo de má fé se o transporte é feito em
> caixas e essa é a característica típica do transporte, mesmo que haja
> alguma perda pelo fato de esse transporte ser feito por caixas.
>
>   
>> Se eu comprei 10Mb de "link internet" problema é da operadora se ela me
>> colocou em uma rede que só passa 9.8Mb ela que dê o jeito e me entregue os
>> 10Mb contratados.
>> Quando você contrata o link o seu objetivo é contratar a rede ou aquilo que
>> passa por ela?
>> (Estamos falando aqui de uma variação para baixo de ~2% do objeto fim do
>> contrato)
>>     
>
> Nesse caso você poderia propor a criação de um grupo de trabalho no
> IEEE para desenvolver um procolo Ethernet de 10.2Mbps, porque essa
> seria a única saída para o seu dilema.
>
>   
>> Quanto a comparação feita com o saco de carvão, "onde o produto pode sofrer
>> alteração", que seja bem explicito nas linhas do contrato, pois mesmo
>> colocando nas entre-linhas sem destaque cabe contestação a título de má-fé
>> dizeres como, "Sai da operadora 10Mb do serviço contratado porém devido a
>> perdas no meio do caminho que não quero compensar você terá cerca de 98% do
>> serviço contratado."
>>
>> Quanto as análises técnicas concordo plenamente mas olhando pelo lado
>> funcional e como um usuário leigo acredito que caiba sim contestação pois na
>> descrição do produto tem que estar claro que o produto pode sofrer
>> variações(tanto para cima como para baixo) mas nesse caso é sempre para
>> baixo, desproporcional para o cliente, aquele que contratou o serviço que
>> tem acima de tudo o direito de ter aquilo que foi contratado e da forma
>> contratada e no "volume" contratado.
>>     
>
> Você está bastante indignado, mas eu não vejo exatamente por quê. Me
> parece que é como você entrar no procon reclamando que pagou para
> assistir a um filme no cinema, mas perdeu 2 minutos com a cena de
> abertura e título inicial. Não existe variação para cima porque para
> fazer isso você precisaria exigir que as operadoras passasem outros
> números que não os nominais. Eles passariam a oferecer, digamos, 1.8,
> 9, 29, 90, ou 140mbps e esses números são menos úteis do que os
> valores nominais respectivos de 2, 10, 34, 100 e 155.
>
> André
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