[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Mon Feb 2 12:37:04 -02 2009

Ola,

2009/2/2 Carlos Roberto Maciel Carneiro <carlos.roberto.maciel at gmail.com>:

> Quando você vai comprar o açucar você compra o saco plastico ou o açucar?
> Não me importa que o saco plastico onde é embalado o açucar suporta 1Kg mas
> tenho que desconsiderar 50gr porque para lacrar o espaço consumido limita a
> quantidade de produto interno.

Se é para fazer metáfora, pense no seguinte: se você contrata um
caminhão para transportar objetos e esse caminhão tem x metros cúbicos
de espaço, eles não estão agindo de má fé se o transporte é feito em
caixas e essa é a característica típica do transporte, mesmo que haja
alguma perda pelo fato de esse transporte ser feito por caixas.

> Se eu comprei 10Mb de "link internet" problema é da operadora se ela me
> colocou em uma rede que só passa 9.8Mb ela que dê o jeito e me entregue os
> 10Mb contratados.
> Quando você contrata o link o seu objetivo é contratar a rede ou aquilo que
> passa por ela?
> (Estamos falando aqui de uma variação para baixo de ~2% do objeto fim do
> contrato)

Nesse caso você poderia propor a criação de um grupo de trabalho no
IEEE para desenvolver um procolo Ethernet de 10.2Mbps, porque essa
seria a única saída para o seu dilema.

> [...]
> perdas no meio do caminho que não quero compensar você terá cerca de 98% do
> serviço contratado."
>
> Quanto as análises técnicas concordo plenamente mas olhando pelo lado
> funcional e como um usuário leigo acredito que caiba sim contestação pois na
> descrição do produto tem que estar claro que o produto pode sofrer
> variações(tanto para cima como para baixo) mas nesse caso é sempre para
> baixo, desproporcional para o cliente, aquele que contratou o serviço que
> tem acima de tudo o direito de ter aquilo que foi contratado e da forma

Você está bastante indignado, mas eu não vejo exatamente por quê. Me
parece que é como você entrar no procon reclamando que pagou para
assistir a um filme no cinema, mas perdeu 2 minutos com a cena de
abertura e título inicial. Não existe variação para cima porque para
fazer isso você precisaria exigir que as operadoras passasem outros
números que não os nominais. Eles passariam a oferecer, digamos, 1.8,
9, 29, 90, ou 140mbps e esses números são menos úteis do que os
valores nominais respectivos de 2, 10, 34, 100 e 155.

André