[GTER] RES: Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Carlos Roberto Maciel Carneiro carlos.roberto.maciel at gmail.com
Mon Feb 2 07:16:24 -02 2009

Agora utilizando novamente o exemplo dado anteriormente.

Quando você vai comprar o açucar você compra o saco plastico ou o açucar?
Não me importa que o saco plastico onde é embalado o açucar suporta 1Kg mas
tenho que desconsiderar 50gr porque para lacrar o espaço consumido limita a
quantidade de produto interno.

Se eu comprei 10Mb de "link internet" problema é da operadora se ela me
colocou em uma rede que só passa 9.8Mb ela que dê o jeito e me entregue os
10Mb contratados.
Quando você contrata o link o seu objetivo é contratar a rede ou aquilo que
passa por ela?
(Estamos falando aqui de uma variação para baixo de ~2% do objeto fim do
contrato)

Quanto a comparação feita com o saco de carvão, "onde o produto pode sofrer
alteração", que seja bem explicito nas linhas do contrato, pois mesmo
colocando nas entre-linhas sem destaque cabe contestação a título de má-fé
dizeres como, "Sai da operadora 10Mb do serviço contratado porém devido a
perdas no meio do caminho que não quero compensar você terá cerca de 98% do
serviço contratado."

Quanto as análises técnicas concordo plenamente mas olhando pelo lado
funcional e como um usuário leigo acredito que caiba sim contestação pois na
descrição do produto tem que estar claro que o produto pode sofrer
variações(tanto para cima como para baixo) mas nesse caso é sempre para
baixo, desproporcional para o cliente, aquele que contratou o serviço que
tem acima de tudo o direito de ter aquilo que foi contratado e da forma
contratada e no "volume" contratado.

Atenciosamente,
Carlos Roberto Maciel Carneiro
carlos.roberto.maciel at gmail.com