[GTER] Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Feb 1 17:58:18 -02 2009

Além de relembrar que num canal de comunicação 10M são 10 milhões de
bits e não 10240 kbits, é bom notar que a operadora não faz uma
política discriminatória de cobrar overhead apenas no link satélite de
R$25 mil/ano; acontece exatamente o mesmo com quem contratar um acesso
com mesmo protocolo FastEthernet e paga menos aqui na região
centro-sul. A referência de capacidade produtiva é a mesma, então a
proporção de custo do kbps total é a mesma do kbps útil.

A cobrança por taxa de sinalização e não pela capacidade útil é uma
herança antiga do mercado de telecomunicações, e não é aplicada só
pelos provedores de atacado: no varejo, os overheads Ethernet, Wi-Fi
ou ATM são parte dos pacotes de 256/512/1024 kbps vendidos aos
usuários da mesma forma. Assim, quem deseja contestar seu provedor de
atacado, poderia começar dando o exemplo de bilhetar seus clientes
apenas pelo tráfego IP isento de overhead, caso ainda não o façam.

Rubens

2009/2/1 Raul Olive <raul at novonet.com.br>:
> Tá certo, o colega esteve perguntando o porque disso pois esses miseros
> 388k(porque não é 10.000kbit, é 10240Kbit) para nós que pagamos abaixo de R$
> 600,00 o Mbit é ridiculo, mas no caso dele, os 388k chega a R$ 2.121,00 que
> somados em 12 meses serão R$ 25.425,00.
>
> Ele usa link por Satelite e paga R$5600,00 o Mbit.
> --
> Atenciosamente,
>
> Raul Olive Eler
> MCP - Microsoft Certified Professional
> Gerente de Tecnologia e Projetos
> NOVONet/Facilinternet - Um novo jeito fácil de acessar a internet!
> [...]
>>> []'s