[GTER] Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Juliano Primavesi - Cyberweb Networks juliano at cyberweb.com.br
Sun Feb 1 15:50:36 -02 2009

Existe um documento que explica o overhead e por que um link de 10 mb
vira "9,8"

http://www.sonic.net/support/docs/ip-atm.overhead.pdf

Agora, o que ocorre: algumas operadoras, em circuitos em que isso é
possível, absorvem o overhead e entregam o link limpo. Ex: em um
circuito de 34 Mbits onde voce contratou 20 Mb (a porta é de 34), a
operadora pode absorver o overhead. Agora, se voce tem 34 mbits em uma
porta de 34.. nao tem como absorver o overhead, o circuito nao tem
margem para esta gordura.

Os 2 mbits que voce reclama e o suporte incopetente da operadora nao
conseguiu explicar é overhead.... e fique feliz, pois dependendo do
protocolo que passa pelo circuito, o overhead pode chegar a 3 mbits em
uma porta de 34 mbits.

Existia uma lista no Wikipedia, que nao achei hoje, que mostrava o
overhead medio de cada velocidade de circuito.

Agora, sinceramente, reclamar de 200 Kbps em um circuito de 10 Mb... por
favor, esta lista é mais técnica do que isso.

Juliano