[GTER] [OFF] RouterBoard com USB

Bruno L F Cabral bruno at openline.com.br
Sat Dec 26 23:47:58 -02 2009

> Pessoal,
>
> Feliz natal a todos !!!
>
> Tenho uma duvida sobre router boards, que pode ser respondida,
> obviamente, depois das festas : ).
>
> Uma router board 1000 ja vem com mikrotik instalado ?

sim

> Como funciona o esquema de licenciamento do mikrotik ?  Quantos usuarios
> eu posso configurar numa RB-1000 ?

a RB1000 vem com L6, usuarios ilimitados

> As RBs ja vem com suporte a IPv6 ?

sim

> Com relacao a RB-1000, vi um modelo que ja vem num box de 1U e 19" ...
> pra quem ja utiliza ... ela vem assim mesmo ou vc tem que comprar algum
> kit a parte ?

a RB1000U ja vem completa. a RB1000 avulsa pode ser so a placa
ou a placa+case indoor

> Para provedores que ja utilizam MIKROTIK instalado em PCs ... a RB-1000
> poderia vir a substituir essa solucao ?

com certeza, muita gente ja utiliza assim

> as router boards ja possuem suporte a vlans e a 802.1Q ?

sim

> Existem varios provedores que nao utilizam vlans e possuem uma rede
> complexa L2 de mais de 2000 clientes.
>
> O recurso de vlan nao poderia vir a ser utilizado ?

claro que pode

> O que e mais comum ?  E centralizar o roteamento no data center e
> configurar vlans em cada ponto no enlace ?
>
> Ou o pessoal ja configura L3 em cada Router Board da topologia ?

cada caso é um caso

> Onde eu consigo comprar uma RB-1000 ?

mikrotikbrasil.com.br, roteadora.com.br, linkteck.com.br

e complementando a informacao de um dos colegas a ANID realmente
possui uma rede grande toda com RB1000

feliz natal
!3runo