[GTER] Dificuldade em gerência da porta 25

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Tue Dec 15 12:52:39 -02 2009

Sei bem como é impossivel bloquear tudo em um ambiente real. Uma solução que
encontrei foi limitar com iptables a quantidade de pacotes TCP SYN por
minuto.
Coloquei para uma média de 5 eventos por minuto, acima disso ele bloqueia e
gera log. (você com o tempo vai ajustando o tempo e a quantidade de eventos
de acordo com o seu ambiente).

Não é uma solução perfeita, pois obviamente algum SPAM passa, porém você
consegue reduzir drasticamente a velocidade de propagação e tem à disposição
um LOG com os IPs mais ativos para analisar e tomar as atitudes necessárias.

Assim os IPs problemáticos são automaticamente bloqueados durante as sessões
de envio em massa e você não prejudica os usuários que enviam mensagens
ocasionais, pois mesmo que ele seja bloqueado por excesso de tentativas de
conexão em algum momento, por não ser um IP extremamente ativo, logo ele
será liberado sem qualquer intervenção.

[]'s
Alfredo