[GTER] [OT] Multiplas alterações de DNS no Registro.br

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Fri Dec 11 15:09:39 -02 2009

1- Acho que é um trabalho complexo criar um software para alterar "apenas"
100 domínios.
2- Acho mais viável pagar 2 horas extras para um funcionário qualquer ir
copiando e colando o nome novo.
3- altere os dominios mais importantes primeiro, até porque a publicação é
feita de meia em meia hora, e ainda tem o tempo de cache que vc configurou.
4- Trocar às 22 horas é um horário legal, mas se os dominios são tão
importantes e tão acessados, porque não trocar lá pelas 2h da manhã?
5- Alteração de domínio não é online nem realtime, e nem sempre as coisas
são como deveriam ser. Mesmo que estiver com tempo de expiração baixo,
espere por eventuais problemas de acesso pelos próximos dois dias.... (ex:
problemas de cache)

6- Algumas semanas antes, você poderia ter programado a alteração, criando
um novo hostname apontando para o endereço IP atual, criando CNAMES e
alterando todos os domínios aos poucos, e ao mesmo tempo, reduzindo o tempo
de expiração. No dia da mudança, bastaria uma simples alteração de IP no
registro de DNS para mudar os 100 domínios de uma só vez, sem uso da
interface web do registro.br. O único trabalho pós mudança seria voltar o
tempo de expiração para o padrão, mas isso poderia ser feito a qualquer
instante, durante o dia de trabalho normal.

----> verifique se ainda da tempo de abortar a operação e fazer um melhor
planejamento desta mudança.

[]'s
Alfredo