[GTER] Recomendação de switches metro-ethernet

Oliveira, Jose Jose_Oliveira at alliedtelesis.com
Wed Dec 9 12:03:11 -02 2009

Bom dia Henrique,

A linha L3 avançada possui os recursos mencionados por meio de chave de software. No catálogo de nossas linhas x600, x900 e SBx908 constam as chaves de ativaçao disponiveis. RIP e OSPF estão ativadas por padrão nas 3 familias o (OSFP com 64 rotas padrão).

Existe uma licença para funcionalidades L3 avançadas (BGP, PIM-SM e DM, até 8K de rotas OSPF na família x600 e 15K nas familias x900 e SBx908, e também Q in Q).

Uma outra licença é para as funcionalidades de IPv6.

Existe uma terceira licença para o número de usuários suportados pelo servidor RADIUS integrado, o padrão é para até 100 usuários e 24 NAS, com a licença pode-se chegar a 5000 usuários e 1000 NAS registrados no switch.

Hoje nossos switches todos estão utilizando sistema operacional Linux. Isto acelerou o desenvolvimento de novos produtos, facilita a adição de novos recursos usando código aberto e garante uma excelente estabilidade e modularidade para o nosso software.

Eu preciso conferir junto à nossa engenharia exatamente quais as famílias de chipsets utilizadas nestes produtos. Sei de antemão que utilizamos Broadcom na linha x600 e Marvell nas linhas x900 e SBx908. Como trabalhamos muito com as 2 fabricantes de chipsets, normalmente utilizamos as versões mais recentes destas 2 empresas em nossos produtos.

Att,

Jose Eduardo Oliveira
Allied Telesis - Country Manager Brasil
jose_oliveira at alliedtelesis.com