[GTER] Monitoramento e Gateway SMS

Clebio Dossa clebiodossa at gmail.com
Sat Dec 5 20:13:58 -02 2009


como exatamente vocês trabalham com monitoramento?
 o que monitoram?

que protocolos usam além do SNMP por exemplo?
monitoramento de log por exemplo é algo que me interesso,
Ter um monitoramento centralizado que faça uma analise de todos os logs de
diversos
servidores, roteadores e switchs, gerar estes alertas, classificar e gerar
estatísticas.
Não falo de uma ferramenta que analise localmente em cada servidor,
mas uma que remotamente faça uma analise geral, cruzando informações entre
equipamentos e informando anomalias que acontecem no ambiente.

Analisar os comportamentos de diversos equipamentos ao mesmo tempo
torna o monitoramento mais eficiente.

clebio dossa



2009/10/22 José Luiz - Elite Automação <eliteservicos at eliteservicos.com.br>

> Bom dia Pessoal.
>
> Estive lendo os topicos do ultimo mes e notei que o monitoramento ainda e
> um
> problema.
>
> Abaixo os pros e contras dos sistemas que trabalhamos.
>
> Gateway SMS - funciona bem, é rápido, temos parceria com uma empresa que
> fornece um gateway que converte mail para SMS, permite planos pós pagos que
> garante que não vai estar sem crédito quando um problema acontecer, é
> muiti-operadora logo não depender exclusivamente da rede de uma única
> empresa. Contras: Depende de seu servidor de email para enviar a mensagens
> até a central remota embora exista plugins para outros softwares como o
> Nagios, mas sempre os dados vão passar por sua rede que se estiver
> interrompida você terá problemas para receber essas informações.
>
> Modem GSM - É uma boa solução pois permite o envio direto através da rede
> GSM dessa forma problemas mais graves de rede podem ser notificados mesmo
> em
> caso de interrupções, esses modem utilizam comandos AT facilitando a
> criação
> de scripts, tem um custo reduzido, permite o uso de chip de qualquer
> operadora (exceto vivo) com planos pós pagos dando a garantia de que vai
> ter
> crédito quanto o problema acontecer, não depende de "esquemas" para a
> operadora aceitar o envio de SMS via web, é bidirecional, podendo ser
> criado
> um script de resposta para parar o envio das mensagens.
> Contras: depende do sinal da empresa na região (embora a antena seja
> destacável e possa ser colocado uma antena remota), é mono empresa, só
> permite um chip de operadora, o tempo para o recebimento do email pode
> variar pode depende da rede da operadora de celular.
>
> Gerenciamento humano: Através da rede pode se usar programas de
> monitoramento que geram mensagens no padrão Syslog ou por protocolos
> específicos como SNMP. Contras: depende da presença e atenção de uma
> pessoa,
> embora possam ser criados scripts que enviem os dados para vários
> operadores
> e aguardem aceitação (leitura) para parar de enviar as mensagens.
>
> Alertas por email: tem as mesmas vantagens e desvantagens do gerenciamento
> humano porém permite que o email seja enviado para qualquer lugar do mundo
> utilizando um cliente de email padrão.
>
> Esses seriam os metodos mais comuns.
>
> Nós temos alguma experiencia nos itens acima e podemos ajudar se alguém
> desejar.
>
> Att.
>
> José Luiz Vieira
> Diretor Técnico
>
> Cel. 011 95421185
> Tel. 011 42018800
> www.eliteautomacao.com.br
>
>
>
>
> ---
> avast! Antivirus: Outbound message clean.
> Virus Database (VPS): 091020-0, 20/10/2009
> Tested on: 22/10/2009 11:22:13
> avast! - copyright (c) 1988-2009 ALWIL Software.
> http://www.avast.com
>
>
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Clébio Dossa



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