[GTER] PTT-SP estranho

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Sat Aug 29 18:01:51 -03 2009

Bom, derrepente pode ser medo de o cliente ativar mais um upstream
concorrente e também ter seus próprios IPs.... a operadora estuda o mercado
local e avalia as possibilidades na ótica do cliente (ou seja, pra onde o
cliente pode correr, ou se ele pode correr para outra operadora). Por isso
ela pode se dar o luxo de ativar um circuito com 8 meses de atraso, ativar
um upgrade com 9 meses de atraso e ativar um BGP com mais de 4 meses de
atraso, etc... em muitos casos ela atrapalha o negócio do cliente, que deixa
de crescer para não afetar a qualidade do seu produto.

Ela dispoe também de informação privilegiada do seu cliente como quantidade
de acessos simultaneos, quantidade de acesso total, locais onde atua,
previsão de crescimento (quem nunca precisou preencher aquele formulario
para conseguir algo maior que /28?), sabe a demanda de link da região e se
tem pedido de upgrade, é porque o negócio está promissor.............. ela
pode usar essas informações privilegiadas para crescer a sua rede Cable ou
ADSL, porque não?  Será que isso explicaria porque é que existe essa enorme
demora, já que o quadro de funcionários é competente?

Mas se isso for para tentar reservar mercado ela está dando um tiro no
próprio pé: a maioria entrega IPs privados para os clientes e sai via NAT
por mais de uma operadora... e ela com certeza vai perder o cliente na hora
que chegar mais concorrentes ou o cliente tiver uma conexão com algum PTT
--> um cliente de anos de fidelidade pedir ativação de BGP é o sinal mais
claro de que está buscando alternativas...

Tenho certeza absoluta que o fenômeno das "OS que desaparecem" não acontece
na cidade de São Paulo e grandes centros, e muito menos para quem compra
trânsito deles via PTT, ou seja, onde há concorrência e onde o cliente não
está preso a um único fornecedor. O PTT é um excelente negócio para
provedores e empresas por diversos motivos, entre eles a troca de tráfego
local por um caminho mais curto. Porém , a possibilidade que o PTT abre de
se comprar trânsito de qualquer participante que queira vender, com tempo de
ativação em poucos dias ou horas após o contrato assinado, muda totalmente a
forma como a operadora trata o cliente.

A realidade fora dos grandes centros é bem diferentes e todo provedor sonha
em poder ativar seu link, fazer um upgrade ou alteração de características
em tempo no mínimo justo, aceitável, ou que pelo menos a operadora cumpra o
prazo que prometeu.

Como você mesmo disse nas entrelinhas, a equipe técnica é excelente, de
grande eficiência e é cobrada por isso, mas.... negócios são negócios... mas
até chegar na equipe técnica tem que passar pelo firewall :-)

Depois que você tem uma conexão com PTT ou existe ampla concorrência no
local, a operadora vira PARCEIRA do seu negócio: "É pegar ou largar. Se
demorar pra entregar eu pego de outra, sem problema." :-)

[]s
Alfredo