[GTER] PLC aprovado..

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Wed Aug 26 18:17:02 -03 2009

On Wed, 26 Aug 2009, Durval Menezes wrote:

> Nao seria o mesmo caso do PLC? Entendo que nada no PLC  obriga a colocar
> os clientes todos num "saco" so'... Da mesma forma que em cable voce pode
> ter (e de fato DEVE ter) varios CMTSs, o mesmo poderia ser feito em PLC.
>
> Ou nao?

sim, mas a coisa é mais chata em PLC do que no cabo.

> Concordo quanto a ecos/reflexoes (sao a mesma coisa, nao?). Tenho
> minhas duvidas quanto ao caminhos multiplos (que nao sejam causados
> por reflexoes). Ja' ruido... tirando fibra otica, voce conhece algum
> meio de transmissao que nao sofra de ruidos, em maior ou menos
> proporcao? ;-)

eco e reflexão são a mesma coisa. causam ondas estacionárias que são um
porre para tratar.

caminhos múltiplos ocorrem sim. e nem sempre por que o caminho do fio é
múltiplo, mas porque o fio funcionando como guia de onda tem mais de um
modo com velocidades de propagação diferentes. talvez modulação em OFDM
que mitiga esses problemas no mundo wireless se apliquem aqui tambem.

> Aqui entao temos ambos a mesma visao. Eu acho que e' isso que vai
> impedir a utilizacao em larga escala do PLC por aqui.

deverá haver dispositivos especiais para transpor trafos. é possível que
em algum tempo os trafos já venham equipados de fábrica com eles. se, por
um lado isso é um obstáculo, por outro pode ser explorado como uma
barreira natural entre domínios diferentes. always look to the bright
side...

> [...]
> pesquisar e encontrei um artigo na Wikipedia[1] que da' algumas informacoes
> sobre ele; no caso, para operacao ate' 20Ghz (!), o artigo afirma que o
> "lancador" (launch device) teria 20cm ou menos de diametro. Nao me parece
> assim tao "trambolho", certamente nao o suficiente para inviabilizar seu
> uso por aqui. Um outro artigo [2] afirma que o E-line resolve completamente
> a questao de RFI (que era uma serissima objecao aos sistemas de PLC mais
> antigos), porem nao faz nenhuma referencia quanto `a questao da impedancia.

eu vi na escola, nos idos dos anos 70, quando já se faziam experiências
com isso, um lançador de 100GHz cilíndrico de uns 50cm de diâmetro e
pesado pra burro. considerando que poderia ficar preso em poste, é um
trambolhão. mas era um modelo experimental, sem muita preocupação com
engenharia de produto. a questão da impedância está ligada à de reflexões.
onde um guia de onda muda sua impedância característica uma parte da onda
volta e outra segue em frente, provocando algo parecido com caminhos
múltiplos e o pior, onda estacionária. outro probleminha é que a onda anda
bem devagar, tipo 1%C, num guia radial (que é o melhor que dá para fazer
com um fio)

enfim, como tudo, tem prós e contras. se os prós prevalecerem vai ser um
sucesso. ;-)

> Voce teria mais referencias sobre esta questao (E-line X impedancia)?

não. como disse vi isso no tempo do onça. creio que os modems correntes
usem B-line que funciona em frequencias bem mais baixas e com guias
bifilares.

agora, o que vai incomodar mesmo vai ser o "efeito gambiarra": gatos,
benjamins, etc.