[GTER] PLC aprovado..

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Aug 26 16:39:13 -03 2009

Alo Danton,

On Wed, Aug 26, 2009 at 03:53:41PM -0300, Danton Nunes wrote:

> no sistema de cabo há uma hierarquia, que resolve parte dos problemas de
> escalabilidade.

Nao seria o mesmo caso do PLC? Entendo que nada no PLC  obriga a colocar
os clientes todos num "saco" so'... Da mesma forma que em cable voce pode
ter (e de fato DEVE ter) varios CMTSs, o mesmo poderia ser feito em PLC.

Ou nao?

> ecos, reflexões, caminhos múltiplos, ruído, etc. são pragas comuns.

Concordo quanto a ecos/reflexoes (sao a mesma coisa, nao?). Tenho
minhas duvidas quanto ao caminhos multiplos (que nao sejam causados
por reflexoes). Ja' ruido... tirando fibra otica, voce conhece algum
meio de transmissao que nao sofra de ruidos, em maior ou menos
proporcao? ;-)

> específico há a já mencionada passagem por transformadores e limitações de
> frequencia de portadoras.

Aqui entao temos ambos a mesma visao. Eu acho que e' isso que vai
impedir a utilizacao em larga escala do PLC por aqui.

> mesmo o E-line que promete gigabits sobre fio elétrico tem suas
> dificuldades, especialmente as variações, por vezes abruptas, da
> impedância característica do "guia de onda". Além disso as antenas ou
> 'lançadores' são uns trambolhos.

Nao conhecia o E-line. A partir da sua dica (a proposito, obrigado), fui
pesquisar e encontrei um artigo na Wikipedia[1] que da' algumas informacoes
sobre ele; no caso, para operacao ate' 20Ghz (!), o artigo afirma que o
"lancador" (launch device) teria 20cm ou menos de diametro. Nao me parece
assim tao "trambolho", certamente nao o suficiente para inviabilizar seu
uso por aqui. Um outro artigo [2] afirma que o E-line resolve completamente
a questao de RFI (que era uma serissima objecao aos sistemas de PLC mais
antigos), porem nao faz nenhuma referencia quanto `a questao da impedancia.

Voce teria mais referencias sobre esta questao (E-line X impedancia)?

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Single-wire_transmission_line#E-Line