[GTER] Problemas com link PowerGVT 10Mbps - Intermitência na conexão

Bruno Galindro da Costa bruno.galindro at gmail.com
Wed Aug 19 14:55:47 -03 2009

Pessoal,

A alguns meses, eu e o Wilmar postamos um problema sobre o link GVT
que estavamos enfrentando na empresa que trabalhamos. O historico dos
e-mails está abaixo. Nossa empresa localiza-se em Florianópolis - SC.

Para sanar o problema com o limite de conexões, contratamos um outro
link de 10Mbps da GVT (produto PowerGVT - http://www.powergvt.com.br/)
para atender a demanda de navegação Internet da empresa.

Nos testes de velocidade o link se mostrou muito bom, sempre atinge
10M sem problemas. A navegaçao é bem rápida, com raros momentos em que
você tem que dar um F5 no navegador. Porém, estamos há mais de uma
semana tentando fazer alguns downloads dos sites da Oracle e Zimbra,
mas os downloads (2,7G e 500M respectivamente) são interrompidos de
repente. Tentamos baixar várias vezes e o download nunca completa.
Tambem tentamos fazer outros downloads grandes e acontece a mesma
coisa.

Temo outros dois link em nossa empresa que não apresentam este
problema. Os dois são empresariais e não são ADSL - um é da própria
GVT -  o qual pagamos uma fortuna - e o outro é da NET VIRTUA (cable
modem). O problema relatado não é apresentado nestes dois links.

Analisando o tráfego por tcpdump dá pra perceber que várias vezes a
transferência pára por um instante e logo volta, mas tem vezes que o
download cai nessas pausas.

Fizemos os mesmos downloads a partir da rede da universidade (UFSC)
bem como a partir de servidores que estão fora da empresa no mesmo
momento em que baixávamos via PowerGVT e, adivinha o que aconteceu??
Via PowerGVT falhou e pelas outras redes tudo ocorreu bem!

Após o término dos downloads realizados na universidade e nos
servidores externos,  conseguimos transferí-los para a empresa,
através do link PowerGVT, somente via https ou scp! Ou seja, a
transferência ocorreu bem somente através de uma conexão
criptografada!

Em contato com o suporte, como sempre, pouco entenderam o problema que
estamos enfrentando e disseram não haver nada de errado, então
sugeriram que o problema está em nossa rede interna. (piada né!)

Alguem mais tem passado por isso?

Obrigado!