[GTER] SPAM

Bruno at openline.com.br Bruno at openline.com.br
Sun Apr 26 17:36:43 -03 2009

--- David de Souza <davids at vidi.com.br> escreveu:
>     Quando se chega a ser necessário gastar 80% da capacidade de
> processamento, transmissão e armazenamento do serviço de e-mail para
> lidar com SPAM, o custo financeiro não pode ser negligenciado.

Ola

Aqui eu implementei um tempo atrás uma espécie de "grey listing"
baseado no remetente.

Funciona assim, se o MAILER-DAEMON tentar devolver uma mensagem
e não conseguir, o sistema "aprende" aquele destinatário e não o
aceita como remente até que a mensagem do MAILER-DAEMON consiga
ser entregue (ou expire, no prazo usual de 3 dias)

Ainda passa spam, obviamente, mas num número baixo, porque spammer
nunca recebe de volta mensagem que envia

Tenho implementadas as outras opções usuais também (SA, spamcop
RBL, spamhaus, amavis etc.) mas é o grey listing quem realmente
barra os spams por aqui

[]s, !3runo Cabral