[GTER] Link GVT - ?Controle de conexões?

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Sat Apr 25 08:19:59 -03 2009

Wilmar Roque Frantz Junior escreveu:
> Instalar um link de R$2.500,00 para prover navegação me parece desperdicio
> demais. O que normalmente estão utilizando para escoar a navegação nas
> empresas?

    além de todas as dicas que já foram dadas, gostaria de dar a MINHA
opinião.

    1) não precisa ir pro link de R$ 2.500 .... todas operadoras
oferecem opções intermediárias entre o ADSL e o link de 2500 reais. Se a
GVT não tem, tem Embratel e outras.

    2) 100 estações pendurados num produto ADSL é, na minha opinião, uma
coisa bastante perigosa de se fazer. Famosa economia na base da porcaria
..... sabemos que ADSL funciona até relativamente bem na média. Mas se
der pau, sua empresa vai ficar parada e você não tem a  quem recorrer,
visto que produtos ADSL geralmente são produtos que exigem 0800 pra
qualquer coisa. Mesmo funcionando com as soluções propostas pelos
colegas da lista (mudar modem, configurar, botar em bridge e fazer
PPPoE), eu realmente acho que você deveria rever sua topologia. Num
ambiente empresarial muitas vezes outros parâmetros devem entrar na
conta, não somente preço: confiabilidade, garantia de banda, tempo de
reparo, facilidade de falar com alguém que possa te ajudar (consultor),
etc etc etc

    3) 100 estações gerando demanda de 3Mbit/s ??? Isso me parece
bastante alto ..... tenho redes bem maiores e a demanda não chegam nem
perto disso quando os acessos são devidamente controlados, tanto no NAT
(portas abertas) como navegação (bom e velho squid). Você está fazendo
controle de acesso pra essa sua rede ??? Senão, bastam poucos usuários
pra ferrar seu acesso, seja lá ele ADSL ou qualquer outra coisa. Uma
rede corporativa não é lan house ....

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues