[GTER] Problemas com Locaweb. (SPAM)
Ricardo Vendramini
lista at amplus.com.br
Fri Apr 17 01:16:23 -03 2009
Voltando ao assunto do SPAM vindo da Locaweb (que continua a crescer) e
tambem ao abuse at locaweb.com.br que nao responde e nao adianta relatar os
headers dos spams pois nas semanas seguintes os mesmos clientes deles
continuam a enviar suas propagandas e seus "newsletters" do mesmo jeito,
fui ao site deles procurar algum outro canal de contato e encontrei o
seguinte:
http://www.locaweb.com.br/produtos/email-marketing.html
"O Email Marketing é uma ferramenta para criação e envio de e-mails
marketing, newsletters, boletins e outras peças com baixo custo e alto
controle sobre o retorno de suas ações. Baseado na infra-estrutura de
alta qualidade da Locaweb, o sistema permite o envio de mais de meio
milhão de mensagens em aproximadamente 3,5 horas e oferece diversos
dados em relatórios para acompanhamento"
Aqui vai a demonstracao do "produto":
http://emailmkt1.locaweb.com.br/admin/?page=home
E não se trata do serviço saudavel de o próprio internauta se cadastrar
para recebimento do newsletter no site do cliente Locaweb. Infelizmente
tem a opcao para o spammer importar listas de emails:
"Importação de contatos via csv ou xls
Importe a lista de contatos nos formatos .csv ou .xls em apenas três
cliques. Você pode associar campos do seu arquivo com campos disponíveis
no cadastro e ainda acompanhar o andamento da importação."
Agora faz todo sentido o pessoal do abuse da Locaweb nao responder e
nao suspender as contas dos spammers, afinal ela esta VENDENDO o servico
de enviar spam!!
Entao minha pergunta: O que fazer? Bloquear a Locaweb e nao receber
mais nenhum email de lá?
Atenciosamente
Ricardo Vendramini
Amplus
MasterBiz - Suporte wrote:
> Resposta do Abuse a Lista de discussão
>
> ----- Original Message ----- From: "Abuse" <abuse at locaweb.com.br>
> To: "MasterBiz - Suporte" <suporte at masterbiz.com.br>
> Sent: Monday, March 16, 2009 5:21 PM
> Subject: RE: [GTER] Problemas com Locaweb.
>
>
> Caros,
>
> Referente ao nosso pedido para rever a classificação de nossos Ip's em
> sua lista de bloqueio, tal medida é necessária para garantir a entrega
> de mensagens de nossos clientes, usuários de sua rede.
>
> Sabemos da dificuldade que isto pode gerar no momento, devido a envios
> não solicitados por parte de alguns usuários da rede da Locaweb.
>
> Entretanto, nos colocamos a disposição através do e-mail
> "abuse at locaweb.com.br" para tratar qualquer mensagem que seja
> classificada como não solicitada, bastando um report a este endereço.
>
> Sendo assim, pedimos a sua cooperação neste caso, visando normalizar o
> envio de mensagens entre os provedores.
>
>
> Atenciosamente,
>
> Denis Gonçalves
> Equipe Abuse
>
> Locaweb - Keep IT Simple.
> Eleita pela INFO Exame 2008 o melhor Data Center do Brasil.
>
>
> -----Original Message-----
> From: MasterBiz - Suporte [mailto:suporte at masterbiz.com.br]
> Sent: segunda-feira, 16 de março de 2009 09:51
> To: Abuse
> Subject: Fw: [GTER] Problemas com Locaweb.
>
> ----- Original Message -----
> From: "Andrez" <eduardo.andrez at gmail.com>
> To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
> <gter at eng.registro.br>
> Sent: Sunday, March 15, 2009 5:24 PM
> Subject: Re: [GTER] Problemas com Locaweb.
>
>
> Eduardo,
> Obrigado pela dica.
>
> Apesar de não ser um probleeeema de segurança, tentaremos o cert também.
>
> E que a discussão continue!!!! :)
>
>
> 2009/3/15 Eduardo Júnior <ihtraum18 at gmail.com>
>
>> Olá,
>>
>>
>> 2009/3/14 Ricardo Vendramini <lista at amplus.com.br>
>>
>> >
>> > Pessoal,
>> >
>> > Acho que criar a excessão para eles não parece ser a melhor
>> solução.
>> > Se fosse o contrário, se os meus servidores o ou seus servidores
>> > tivessem
>> > uma configuração que exigisse uma excessão lá nas regras da LOCAWEB
>> para
>> que
>> > funcione, eles fariam? Eu tenho minhas dúvidas.
>>
>>
>> Também creio ser muito difícil.
>> Até porque você não é cliente deles, daí uma solicitação partindo de um
>> não
>> cliente não faria sentido (pois eles não estariam recebendo para tal).
>>
>>
>>
>> >
>> >
>> > Até porque recebo aqui dezenas, as vezes centenas de SPAMs vindo
>> dos
>> > clientes da LOCAWEB diariamente e relato para o abuse at locaweb grande
>> parte
>> > deles e tenho a impressão que nao adianta nada pois nao recebo nenhum
>> > feedback e o mesmo cliente deles continua enviando spam por semanas
>> > seguidas.
>>
>>
>> Isso caberia uma denúncia ao cert.br, não?
>> Lendo rapidamente sobre as responsabilidades do cert.br em seu site,
>> encontrei isso:
>>
>> " O CERT.br é responsável por receber, analisar e responder a incidentes
>> de
>> segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil."
>>
>>
>> Então, uma denúncia do tipo seria cabível.
>>
>>
>> >
>> > Então dá a impressão (se eu estiver errado alguém me corrija por
>> > favor) que eles não estão muito preocupados com essas coisas, isso de
>> criar
>> > excessão para eles parece que, apesar do "problema" ser lá, se nos
>> incomodar
>> > a gente que "se vire" pra fazer funcionar (sendo que devia ser o papel
>> > deles).
>>
>>
>>
>> A atitude do colega que iniciou a thread me parece ser a mais correta:
>> entrar em contato com eles da locaweb provando por "a + b" que o problema
>> está nas configurações deles.
>>
>> Mas também, se possível, acho que caberia algum tipo de explicação aos
>> seus
>> clientes, que reclamam o não recebimento de e-mails da locaweb.
>> Alguma explicação técnica ao setor de informática do seu clienet ou algo
>> menos técnicos ao cliente direto, para tentar o deixar a par dos
>> ocorridos.
>>
>>
>> []'s
>>
>>
>>
>> >
>> > Abraco
>> >
>> > Ricardo Vendramini
>> >
>> >
>> > Eder de Almeida Costa wrote:
>> >
>> >> Olá,
>> >>
>> >> Também estamos com o mesmo problema mencionado. Entramos em contato
>> e a
>> >> resposta é a mesma, criar uma exceção para os IP's deles. Notamos que
>> >> dependendo de qual servidor deles que vem as mensagens, elas são
>> aceitas.
>> >> "Felizmente" ainda não implementaram essa "nova" política deles em
>> todo
>> o
>> >> parque.
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> ----- Original Message ----- From: "Andrez" <eduardo.andrez at gmail.com>
>> >> To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <
>> >> gter at eng.registro.br>
>> >> Sent: Friday, March 13, 2009 11:46 AM
>> >> Subject: Re: [GTER] Problemas com Locaweb.
>> >>
>> >>
>> >> Caros,
>> >>
>> >> Até onde entendo um IP deveria apresentar apenas um HELO.
>> >>
>> >> Quando um IP apresentas vários HELOs isso caracteris Randomização de
>> HELO,
>> >> levando em cosideração o tempo é claro.
>> >>
>> >> Partindo da idéia de que HELO, Reverso e Direto, devem estar em
>> sintonia,
>> >> o
>> >> que parece estar bem no caso da locaweb, não implica no fato de tornar
>> >> válida a aleatoriedade do HELO por IP.
>> >>
>> >>
>> >> Até o momento, não notei essa prática por nenhum outro serviço de
>> email
>> >> legítimo, restando apenas os serviços destinados a distribuição de
>> emails
>> >> em
>> >> massa.
>> >>
>> >>
>> >> A orientação da locaweb foi a de relaxarmos nossos filtros para os IPs
>> >> deles, o que me parece não ser prudente.
>> >>
>> >> Gostaria de mais opniões sobre esse caso.
>> >>
>> >> O que acham?
>> >>
>> >
>> > --
>> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Eduardo Júnior
>> GNU/Linux user #423272
>>
>> :wq
>> --
>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>
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>
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