[GTER] Quagga rodando OSPF

Welisson welisson at conectcor.com.br
Wed Apr 8 09:12:49 -03 2009

Bom dia Anderson

> Isso n?o ? problema do quagga.
>O OSPF ? um protocolo link state, ou seja, se a interface est? UP, ele n?o
>ir? remover a rota.  Somente quando a interface deixar de existir a rota
>ser? removida.
>Verifique no seu sistema o motivo que provoca a interface em quest?o
>continuar UP mesmo o cliente tendo desconectado.
>Reduza o timeout, keep-alive, etc..

Talvez você não me tenha entendido bem, ou foi vago na minha pergunta.
Com relação ao OSPF, sei que ele é um protocolo de link state, e que ele
só vai anunciar a rota que as interfaces ppp estiver como up, ou seja
aqueles que estiverem conectados, no caso isso ocorre, porêm o que
acontece é que o primeiro tunel deu algum tipo de problema do caminho,
que fez o cliente reconectar então ele tem duas interfaces up, uma
conectada primeiro que logo será derrubada automaticamente pelo
protocolo(pppoe) e a segunda que a conexão solicitada pelo cliente
novamente. Enfim, exatamente pelo ospf ser um protocolo de link state e
não de vetor de distancia como o Rip, quando a primeira interface cair,
ele despublicaria e a replubicaria novamente pela segunda interface
reconectada. Não havendo problemas com o roteamento.

No entanto informo também que esse problema foi sanado, e realmente era
um problema de versão do quagga, que é trazido na versão 0.99.5 para o
debian, feito a recompilação da versão stable do próprio site. E a mesma
se encontra em teste, para observar seu comportamento.

Obrigado a todos.

Att,

--
Welisson Tomé