[GTER] RES: Quagga

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Wed Apr 1 11:18:48 -03 2009

Desculpem a ignorância, mas tenho observado este assunto à algum tempo,
desde a reunião GTER26 em São Paulo.

Como é que vocês medem esta performance? Quero dizer... medir pacotes por
segundo está Ok, mas como vocês medem este gargalo? Drops na interface de
rede?

Pergunto pelo seguinte.. tenho como exemplo uma maquina simples, com picos
de 40Kpps, 4 placas de rede xing ling (leia-se Realtek e Hangzhou Silan
Microelectronics) e 1 placa Via Rhine III (onboard) e não consigo botar
defeito pra provar por A+B que se precisa investir em placas Intel/3Com,
etc.
Se elas representam um gargalo eu não sei, porque não tenho como comprovar e
não tenho outra base semelhante pra comparar.

Não tem error, drop, overruns, collisions nas interfaces. CPU 94% idle e
load average 0.21 0.16 0.10. Tem 1061 regras de iptables, divididas entre
firewall, NAT, NAT/Redirect em kernel Linux 2.6.25.

Será que 40kpps é muito pouco trafego pra apresentar algum problema e essa
situação é realmente aceitavel?

[]'s
Alfredo
2009/4/1 Antonio Carlos Pina <antoniocarlospina at gmail.com>

> A performance em FreeBSD é muito superior, até o momento que se coloca a
> primeira linha de firewall. Aí ela cai para 1/3. Por exemplo, consegue-se
> 700Kpps fácil, vai para 350 com erros no primeiro ipfw any any (mesmos
> resultados com ipfilter)
>
> No Linux vai-se até 350, 400kpps, mas você consegue o mesmo com iptables
> (sempre usando polling, claro)
>
> Os melhores resultados são conseguidos com a família 4.x, sendo 4.08 o
> melhor de todos.
>
> O penalty do salvamento do contexto no nível de interrupção e código é
> muito
> [...]

[]'s
Alfredo
Bob Hope  - "You know you are getting old when the candles cost more than
the cake."