[GTER] CMTS

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Tue Sep 30 22:52:59 -03 2008

Olá

--- =?ISO-8859-1?Q?Fabr=EDcio_Fadel_Kammer?= <ffkammer at conchalnet.com.br>
escreveu:
> Bom dia pessoal,
>
> Baseado na discussão recente da lista sobre soluções alternativas sobre
> provimento de internet, onde foi citado o CMTS, gostaria de algumas
> informações dos colegas da lista que trabalham com essa tecnologia,
> para eu estudar a viabilidade de implantação da mesma:

CMTS é o nome do equipamento que concentra cable modems (Cable Modem
Termination System), a tecnologia é a HFC (Hibrid Fiber Coax ou rede
hibrida fibra-coaxial)

> 1) Preciso de alguma licença especial, além da SCM, para vender acesso à
> Internet usando cabo em minha cidade?

Para acesso a Internet basta SCM. Para TV no mesmo cabo precisa de
licenca de TV

> 2) Qual seria a banda máxima alcançada por essa tecnologia e qual seria
> a distância máxima de cabos que poderia utilizar sem perder qualidade no
> serviço?

A apresentacão que eu postei link responde essa e várias outras
perguntas, no entanto posso resumir:

Uma rede HFC é composta de células previamente planejadas, não
cresce desordenadamente como UTP ou wi-fi. Cada célula tem
200 a 300 casas. Essas casas compartilham a velocidade disponivel
(por ex. 34Mbps down e 6Mbps de up). As células vão até a central
via fibra monomodo, que permite muitos km de distância.

Além das fibras e cabos coaxiais ainda existem os TAPs (que dividem
o sinal), amplificadores e algumas outras pecas que fazem a ponte
entre a rede de fibra e a rede coaxial, mais é claro o CMTS que
converte o sinal de internet (ethernet) para ser injetado nas fibras
e cabos coaxiais e desconverte o sinal de retorno dos cable modems.

> 3) Onde eu poderia cotar equipamentos para utilizar essa tecnologia
> (novos e usados)?

O ideal é contactar um engenheiro para o projeto fisico e lógico
da rede. Quanto a indicacões de fornecedores, a Qualicable e
a Usatel são duas empresas que vendem cables novos e usados mas
existem diversas outras. Sobre CMTS a Motorola, Arris, Cisco e
Nortel vendem, só para citar as mais conhecidas.

> Obrigado desde já
>
> Fabrício F. Kammer

[]s, !3runo Cabral