[GTER] RES: RES: Tráfego do site de vídeos da Globo cresce e equivale à 13% do tráfego nacional do Youtube

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Sep 24 21:36:41 -03 2008

On 9/24/08, Milton Kaoru Kashiwakura <mkaoruka at nic.br> wrote:
> Em apresentações do GTER foi dito que no projeto PTTMetro os PIXs remoto
> devem arcar com os custos da fibra apagada até o PIX Central, a não ser
> que este seja acadêmico.

Concordo que quando um PTT oferece atrativos suficientes não há
motivos para que precise de subsídios. No entanto um PIX comercial
oferece uma (percepção de) confiabilidade que um PIX acadêmico
demorará muito para conquistar, além de outros serviços que um
potencial AS precisa naturalmente. Se um PTT depender apenas de um
PIX acadêmico corre-se o risco de demorar igual tempo para alavancar
ou não conseguir evoluções significativas. O próprio PTT-SP demorou um
bom tempo para adquirir confiança de alguns  por não ser de
administração comercial.

A custo de que se esperará este tempo todo? Para não pagar a
instalação/leasing de um anel de 6km de fibra? E em outro caso um ptt
insistir em manter sua "sede" em um local acadêmico afastado, com
pouca conectividade (inclusive pela baixa rentabilidade da área frente
aos custos) ao invés de alugar espaço em um local altamente conectado
(de alta rentabilidade) e ligar, agora com as bençãos do mantra, a
instituição (PIX) acadêmica à este local pago?

Se os custos fossem sutis, como um grande ASN fazer críticas (ácidas)
à estrutura do PIX acadêmico (ou próprio PTT) e este imediatamente
investir a mesma monta em si (com pessoal, equipamentos, infra em
geral)  para melhorar sua imagem diante do grande provedor
"comercial", ninguém reclamaria de subsídio à "empresas comerciais",
mas na prática o custo é o mesmo.

> Quanto a interligar os PTTMetro das diversas cidades , nunca foi dito
> que seriam interligados.

Chega um momento que um PTT atinge o seu limite de tráfego local,
outros países são exemplo, apenas umas poucas cidades se tornam sede
de grandes IXs à mercê dos interesses comerciais, este mesmos que se
supõe ter interesse em ligar todos PTTs. Com algumas ressalvas eles
preferem vender tráfego caro do que vender waves e independência. Se o
registro não intervir em subsidiar a interligação de PTTs que
atingirem esta maturidade corre-se o risco de ficarem cada vez mais
para trás.

Além disso se o objetivo do registro.br for diminuir as dificuldades
no acesso da Internet em "todo o Brasil", e não apenas alguns pólos
por qual nutram afinidade, este é o caminho natural a seguir.

> O projeto PTTMetro tem buscado novos participantes, evangelizando,
> convencendo que vale a pena participar. Foram contactados bancos,
> provedores de conteúdo, operadoras 3G, companhias aéreas, etc.

Este projeto é formado por PTTs (no plural), não posso dizer que todos
hajam da mesma forma, com o mesmo interesse e dedicação, um sinal é a
diferença de recursos (proporcional às dificuldades) que estes PTTs
recebem. Aliás, alguém já contactou a GVT em Salvador? Ou vão esperar
o planejamento da rede já estar concluído e os investimentos,
normalmente mais fartos no início, gastos?