[GTER] Resposta a post 2006 - Ataques de DDoS, será que existe uma solução ?

Guilherme Alberto guilherme at maxihost.com.br
Fri Sep 19 18:42:18 -03 2008

Júlio,

Vamos lá. Em relação ao HTTP flood da Amazon, certamente que um Blackhole
iria comprometer muitos usuários, ou seja, comprometer
muito tráfego legítimo, entretanto as operadoras/backbones do exterior
possuem APIs mais avançadas que nós para que o bloqueio seja feita
de outra maneira, bloqueando a origem ao invés do destino com blackhole.
Ainda mais que os backbones de fora possuem uma largura de
banda muito maior que a nossa para poder segurar este tráfego no "muque" sem
comprometer o tráfego legítimo, entretanto nossa realidade é outra; Sem
dúvidas
eles podem trabalhar com ACLs para bloquear este tráfego, porém se fizermos
isto aqui em um ataque de grande magnitude não adiantaria e a única coisa
que resolveria
seria efetivamente um blackhole.

Atenciosamente,

Guilherme Alberto