RES: [GTER] Ataques de DDoS, será que existe uma solução ?

Pousada Virtual - André Marcelo atendimento at pousadavirtual.com.br
Sat Apr 15 15:32:39 -03 2006

Olá Marcelo,

De todos os que eu já trabalhei, o que tem a melhor proteção contra DDOS é a
http://www.sharktech.net/ eles têm um ótimo sistema que capta os logs e
envia aos abuses at dominios que estão atacando, solicitando providências. Mas
como nem tudo são flores, o datacenter peca muito em outras coisas,
principalmente no suporte que é super demorado. Só subo máquinas lá quando
minha opção 1 não dá mais conta (coisa rara de acontecer).

A opção 1 é a www.theplanet.com que em caso de DDOS o trafego é direcionado
para os Cisco Guards que separa o joio do trigo. Por ex:

http://www.pousadavirtual.com.br/ddos/ddos.jpg esse é um gráfico gerado pelo
cisco guard do último DDOS grande que levei, chegando a 670.000.000 bps e
1.300.000 pps. E mesmo com todo esse ataque, o servidor continuou
funcionando normalmente. Foi questão de 15 minutos entre eu avisar do ataque
ao datecenter e eles colocarem o servidor sob proteção do cisco guard.

Há outras soluções como a deste site: http://www.ddosprotection.com mas aí o
TCO do seu negócio acaba ficando bem alto, pois quanto maior o DDOS mais
caro fica, e acaba não compensando contratar o serviço.

Infelizmente esse é um problema que temos que conviver e correr o risco,
pois sinceramente não vejo a curto/médio prazo alguma solução 100% para nos
protegermos.

[s]

André.