[GTER] RES: ponto a ponto em 900 mhz - quem pode ajudar? (fwd)

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Sep 15 14:38:18 -03 2008

On Mon, 15 Sep 2008, Luciano Pimenta wrote:

> Lao, você está correto. O custo do cabo influencia pouco no custo final da
> solução.

creio que a análise que deve ser feita neste caso é via terrestre x via
aérea (microondas, pombos correio estão fora de cogitação pela grande
latência).

há argumentos a favor de uma e de outra abordagem, então precisa por tudo
na ponta do lápis.

no caso de rádio, as condiçõe descritas não dão qualquer vantagem para o
UHF (915MHz) que já é complicado porque parte da banda é usada em
telefonia celular. Neste caso, seria necessário levantar torres para
superar a copa das árvores, e aí poderia ser usado 2.4GHz ou 5.8GHz, que
são mais rápidos e muito mais baratos pelo efeito escala. Pode-se
considerar também uma tecnologia NLOS (que é N coisa nenhuma, usa
reflexões múltiplas, refração e outras sacanagens da óptica), mas
certamente os equipamentos seriam bem caros. A Motorola tem soluções NLOS
na linha Canopy. Consulte.

no caso de cabo a operação de lançamento pode ser muito cara. não sei
quando densa é a mata a ser superada, mas se for algo com cara de mata
atlântica, será um trabalho realmente muito pesado. O cabo, seja de cobre
ou fibra óptica, deverá ser apropriado para meio rústico, o que tira fora
par de telefone de R$0,10/m e aponta muito favoravelmente para a fibra.
Não esquecer da ocorrência de raios, e interação com a biosfera, como os
ratos que eu já mencionei, e um bicho pior ainda,o 'homo sapiens',
Linnaeus, 1758, não sei se já ouviu falar. Há ainda que considerar em
terras de quem o cabo passará, licenças, etc.

tenho a impressão de que levantar torres vai ser o melhor negócio. nesse
caso prefira equipamentos alimentados pelo próprio cabo de rede (power
over ethernet) e use cabo apropriado para relento. a furukawa fabrica.

acho que isto resume o problema.