[GTER] Pedido de ajuda para ataque DDOS

Abel Castanheira abel.castanheira at gmail.com
Fri Sep 12 11:42:45 -03 2008


Itamar,

Vc considera um ataque DDOS proveniente de links internacionais (pelo que 
foi exposto até agora) como "acesso defeituoso"?

Se quem trabalha na área tem essa visão, imagine o que passa pela cabeça de 
advogados, juizes ...

Abel

----- Original Message ----- 
From: "Itamar - IspBrasil" <itamar at ispbrasil.com.br>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" 
<gter at eng.registro.br>
Sent: Thursday, September 11, 2008 4:40 PM
Subject: Re: [GTER] Pedido de ajuda para ataque DDOS


> ANAL TOO
>
> com certeza incluindo o advogado na conversa o papo ira' mudar, porem 
> creio que o cliente apenas ira' receber um desconto no final do mes 
> referente ao periodo em que ficou com o acesso defeituoso
>
> um dos problemas de se adicionar o advogado 'e que a relacao entre o 
> cliente e a operadora ira' ficar abalada, por exemplo, quando vc for fazer 
> um upgrade de link a operadora nao ira' dar desconto, se vc atrasar o 
> pagamento eles irao te desligar achando graca, vc estara' dando um tiro no 
> pe', a melhor opcao 'e tentar um contato amistoso com o gerente de contas, 
> ele 'e a ponte entre vc e a operadora, um bom gerente de contas mexe os 
> pauzinhos e em 2 tempos o seu link fica 200%
>
>
>
>
>
> Durval Menezes wrote:
>> Prezado Gustavo,
>>
>> Se seu unico acesso internet e' atraves da operadora mencionada,
>> nao vejo saida sem cooperacao deles.
>>
>> O correto seria a operador identificar e bloquear o trafego de DDOS
>> na(s) entrada(s) da rede dela (pontos de peering). Nao acho que va'
>> ser produtivo tentar "identificarmos a origem dos pacotes", no maximo
>> vai se chegar a alguns zombies de uma botnet qualquer que esta' sendo
>> usada para o ataque, e que nao so' podem ser trocados por outros como
>> tambem dificilmente levariam ao "autor" do ataque.
>>
>> Acho que voce deve ter uma conversa muito seria com o seu gerente de
>> contas, se for o caso incluindo na conversa um advogado seu. IANAL
>> (I Am Not A Lawyer), mas entendo que num caso desses cabe uma liminar
>> para obrigar a operadora a tomar medidas imediatas para restabelecer
>> o seu servico, e em um segundo momento uma acao de perdas e danos para
>> ressarci-lo do seu prejuizo pelo periodo em que voce ficou com o servico
>> operando precariamente.
>>
>> Um Grande Abraco,
>>
>
>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter 




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