[GTER] RES: RES: Horario de Verao agora e "fixo" ...

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Sep 10 15:12:55 -03 2008

Prezados,

On Wed, Sep 10, 2008 at 02:35:16PM -0300, Cristiano Maynart Pereira wrote:
> Grande avanço? Criar um regra nacional em cima de uma data de carnaval?

Faz sentido, como estamos no Pais do Carnaval(TM)... :-/

> Bom, sei que é possível saber quando será páscoa, mas a questão é que os sistemas operacionais windows ajustam o horário de verão através de dia da semana, sendo possível este tipo de configuração também em sistemas UNIX.

Ate' onde sei, o tzdata/tzinfo nao suportam este tipo de coisa
"automaticamente" nas regras. Em outras palavras, vamos ter que
continuar criando regras manualmente todo ano, ou pelo menos
conferindo todos os anos a regra de final do horario de verao
e mudando-a quando houver a coincidencia com o domingo de carnaval.

Outra idea e' usar o algoritmo informado pelo Gabriel abaixo para
precalcular os domingos de carnaval dos proximos 5 ou 10 anos e ja'
criar regras definitivas para os mesmos. Acho que este ano vou fazer
isso nos servidores que eu administro.

> Assim seria necessário apenas uma configuração inicial (Ex.: terceiro domingo outubro/ terceiro domingo fevereiro), sem necessitar criar configuração para vários anos, nem cálculos e muito menos considerar anos bissextos.

Voce esta' pedindo demais do nosso ilustrissimo presidente... ;-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)