[GTER] Netenforcer e P2P criptografado

Fernando Willemann nandowill at gmail.com
Wed Sep 3 00:11:41 -03 2008

Boa noite!

Heinrich,

Trabalho com a solução da Allot aqui em SC. Segundo a documentação, o
que a solução faz com relação a criptografia é trabalhar com o
comportamento do tráfego, para poder identificá-lo como p2p, uma vez
que, sendo criptografado ela só consegue verificar o cabeçalho.
Acredito que o comportamento analisado deve ser com relação a conexões
e outras informações nesse sentido, mas é claro que os métodos
utilizados realmente, dificilmente saberemos ;). Tecnicamente o
produto é realmente muito bom, entretanto a avaliação do retorno só
será real se ele realmente atender às suas necessidades e ainda, tenha
sido dimensionado corretamente. Acredito ainda que não cabe comparar
valores com cisco, até pelo segmento de atuação da solução.

Tenho registros reais de detecção de tráfego criptografado de
aplicações P2P. Entretanto, qual é a versão do Ares em questão? Assim
que possível posso verificar essa possibilidade de detecção.

À disposição no que puder ajudar.

Um abraço!

Fernando Willemann