[GTER] Compressores de dados (Peribit/Juniper e assemelhados), o retorno

Marcos Pitanga marcos.pitanga at gmail.com
Tue Sep 2 19:31:19 -03 2008

MARLON BORBA escreveu:
> [...]
> das sereias vendedoras de caixas de compressão de dados (Peribit/Juniper
> e assemelhadas). E, como sempre, sobra a mim a tarefa de fazer a fria
> análise dos fatos... :-/
>
> Alguém que tenha experiência na vida real com esses brinquedos pode
> dizer algo a respeito de sua efetividade e de sua eficiência? É, mesmo,
> mais fácil e mais barato comprar as tais máquinas mágicas do que
> implementar QoS e controle de tráfego em parceria com a(s) operadora(s)
> e quando necessário expandir a capacidade dos circuitos?

Eu atuo em vários projetos com Juniper WX...

O WX permite fazer QoS sobre o túnel de redução.
> Outra coisa, preocupa-me o fato de as pessoas não enxergarem que
>
> a) para manter a disponibilidade e a performance do circuito as caixas
> precisam estar em "cluster" ou em redundância nas duas extremidades; se
> usada apenas uma caixa em cada ponta, e uma delas pifar, a compressão
> "some" instantaneamente, o que é péssimo em circuitos já saturados; em
> outras palavras, a coisa pode não ser tão barata quanto se diz;

Se uma caixa pifar ele vira um "fio" e o túnel entre as extremidades é
removido e o ambiente de aceleração é desfeito.
> b) é preciso contratar capacidade adicional, com uma previsão de
> "sobra", porque se o tráfego aumentar e exceder a capacidade contratada
> o tráfego excedente vai para o circuito sem compressão (no caso das
> antigas Peribit era assim);

E continua sendo... meça a banda total e adquira a licença de banda
necessária para as caixas.
> c) tráfego já com características de compressão (streams de áudio e de
> vídeo) podem não ser beneficiados (e nesses casos a caixa não seria uma
> introdutora de latência?);

A caixa somente introduz 3ms de latência no geral.
> d) os algoritmos são proprietários e as caixas de diferentes
> fabricantes não interoperam entre si; e

Sim é verdade... WX só com WX.
> e) se o ponto remoto está longe (por exemplo, lá em Rondônia, no meio
> da floresta), sem "clustering" das caixas, e uma das instaladas nas
> pontas "pifa", até haver o reparo seu circuito pode voltar 'a situação
> antiga (talvez de saturação).

Basta pedir um SLA rápido (4 (horas) com spare-part e com troca em
next-business day.

Além disso, o WX opera com aceleração na camada de aplicação melhorando
o desempenho de aplicações chatty como MAPI e CIFS.

[]´s

Marcos Pitanga
JNCIA WX