[GTER] Informação - ATM baixo custo

Miguel Suarez Xavier Penteado miguel_penteado at ig.com.br
Wed Oct 22 17:07:19 -02 2008

Leonardo:

	Não pensavamos nos escritórios de hoje, e sim nos de "amanhã" ou "daqui-a-
pouco" eheheh. (Videoconferencia, VoIP), etc.

	Eu  queria achar uma forma de fixar o tamanho do Payload nos quadros ethernet
e não consegui. Também procurei uma forma de bufferizar quadros (não os pacotes
IP) e não encontrei.

	Switches ethernets de escritório não tem controle de eficiente comutação ( o
tamanho dos quadros ethernet não é fixo). Imagine 2 estações tentando comutar
simultaneamente com uma terceira no mesmo cabo UTP, e o switche de arbitro.
Best effort ou "Best lucky" ? Que adiantaria o melhor controle QoS de camada 3
nestas condições? Por isso esses aparelhos custam 40tão.

	Por minha vontade, QoS estaria presente nas 2 primeiras camadas. E uma camada
2  ATM facilitaria muito mais o controle de tudo que uma Ethernet 802.xyz

	Contudo, como você diz, existe o aspecto do preço, mas isso eu deixamos para
o cliente decidir...

Um abraço
Miguel